Economia EmÁudio: Curvas de Indiferença mal comportadas - Parte 1
Olá, meus amigos e minhas amigas!
Hoje começamos nossa aula de curvas de indiferença mal comportadas. Vem comigo que eu vou te mostrar quem são essas meninas mal comportadas aí.
As propriedades das curvas de indiferença que vimos no tópico anterior, pertencem às curvas de indiferença denominadas bem comportadas. Mas, como eu disse, existem outras curvas, no entanto, que não apresentam aquelas três características. Curvas mais altas são preferíveis, curvas de indiferença não se cruzam e curvas de indiferença possuem inclinação negativa.
Pois é, estas curvas que não seguem a regra geral são denominadas de mal comportadas. Cuidado para não confundir, tá bom?
Uma coisa são as premissas das preferências, outra coisa são as propriedades das curvas de indiferença. Mesmo as curvas de indiferença mal comportadas, seguem as premissas das preferências, ok? Elas apenas não seguem as propriedades das curvas de indiferença bem comportadas.
Bom, como o primeiro caso das curvas de indiferença mal comportadas, temos as curvas de bens substitutos perfeitos. O que que é isso aí?
Quando dois bens são substitutos perfeitos, a TMS deles é constante, tá. Isso significa que trocamos sempre a mesma quantidade de um pelo outro. Se a TMS for menos um, trocarei um celular da Samsung por um da Apple e dois celulares da Samsung por dois da Apple. Beleza?
Imagine um gráfico, no ponto A, que o consumidor adquiriria 10 aparelhos da Apple (letra A) e nenhum da Samsung (letra S), seguindo na curva de indiferença, descendo para o ponto B, o consumo seria de 7 e 3, respectivamente. Ou seja, abriria mão de 3 aparelhos da Apple para consumir mais 3 da Samsung.
Já no ponto D, abriria mão de mais 4 Apples para obter mais 4 Samsungs.
Note, portanto, que a taxa de troca, a taxa marginal de substituição, é sempre de 1 para 1, ou seja, como a TMS é constante, as curvas de indiferença para bens substitutos serão uma reta, uma linha, mas não necessariamente que a troca constante será sempre de 1 para 1, ok?
Se a TMS for menos 2, por exemplo, trocarei 2 celulares da Samsung por 1 da Apple e 4 celulares da Samsung por 2 da Apple e assim sucessivamente, tá turma.
Sempre que a... Ler mais