Contabilidade Pública EmÁudio: Introdução ao Balanço Patrimonial
Olá! Tudo bem? Espero que sim. Neste módulo vamos estudar sobre Balanço Patrimonial. Vou te apresentar algumas estruturas básicas da contabilidade pública, como ativo, passivo e patrimônio líquido. Então vamos logo começar, aumente o som aí.
Antes de conceituar ativo vou te lembrar da definição de patrimônio público.
Patrimônio público é o conjunto de direitos e bens tangíveis ou intangíveis, onerados ou não. Adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
Ou seja, o patrimônio público contém uma parte positiva, os bens e direitos, e uma parte negativa, as obrigações. O ativo é entendido como parte positiva desse patrimônio. Os bens e direitos podem ser de diferentes tipos, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não. Além disso, podem ser adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados. Tranquilo até aqui? Que bom!
Vou te falar agora sobre a definição de ativo segundo as normas brasileiras de Contabilidade - Técnicas do Setor Público.
Estrutura conceitual: ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados. Mas atenção! Ser controlado não quer dizer que a entidade tem a propriedade do recurso. Fiquem espertos. Controle do recurso quer dizer que a entidade possui a capacidade de utilizar o recurso, direta ou indiretamente, de forma a auferir potencial de serviços o... Ler mais