Contabilidade Pública EmÁudio: Patrimônio Líquido
Olá, jovem! Tudo bem com você? Espero que sim. Vamos estudar sobre patrimônio líquido. Animado? Então aumente o som aí.
Podemos definir patrimônio líquido ou situação patrimonial líquida, como a diferença entre os ativos e os passivos após a inclusão de outros recursos e a dedução de outras obrigações reconhecida no balanço patrimonial como patrimônio líquido. A situação patrimonial líquida pode ser um montante positivo ou negativo.
Outros recursos e outras obrigações podem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis mesmo que não satisfaçam a definição de ativo e passivo, respectivamente, para que se alcance os objetivos da informação contábil. Se for o caso, deve-se proceder à inclusão dos outros recursos e dedução das outras obrigações no cálculo do patrimônio líquido.
Beleza até aqui? Que bom! Agora preste atenção no que vou te falar. Em geral, pode-se encontrar o montante referente ao patrimônio líquido através da equação patrimonial na qual o patrimônio líquido é igual ao ativo, menos o passivo.
Ou seja, se o ativo for maior que o passivo, tem-se uma situação patrimonial líquida positiva. Igualmente, se o passivo for maior que o ativo, tem-se uma situação patrimonial líquida negativa. Conseguiu entender? Tenho certeza que sim... Ler mais