Contabilidade Pública EmÁudio: Balanço Patrimonial - Parte Um
Olá! Tudo bem? Vamos agora entrar no estudo do balanço patrimonial. Coragem, jovem, aumenta o som e vem comigo.
Segundo o Manual de Contabilidade aplicado ao setor público, o balanço patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais que são registrados em contas de compensação a natureza de informação de controle.
Vale ressaltar que o balanço patrimonial visa demonstrar uma situação estática sobre um momento específico, por meio do registro de contas de patrimoniais. Assim, esse demonstrativo evidencia a composição do patrimônio, ou seja, os bens direitos e obrigações variáveis de estoque qualitativa e quantitativamente, bem como das contas de compensação no dia em que o balanço é emitido.
Beleza até aqui? Que bom! Vamos continuar.
O balanço patrimonial não versa sobre contas de resultado, as quais representam uma situação dinâmica, ou seja, as contas de receita e de despesa. Essas contas são encerradas ao final do exercício para a apuração do resultado, que, por meio da conta de lucros ou prejuízos acumulados será incorporado ao patrimônio, aumentando ou diminuindo.
A título de comparação, perceba a diferença entre as informações contidas no balanço patrimonial em relação aos balanços ... Ler mais