Áudio aula | 10 - Estrutura do Balanço Patrimonial – Parte 2 | Contabilidade Pública | EmÁudio Concursos

Contabilidade Pública EmÁudio: Estrutura do Balanço Patrimonial - Parte dois

Olá, jovem! Que bom tê-lo aqui comigo! Mais uma vez, vamos continuar nosso assunto tão importante para as provas. Então aumente o som aí e vem comigo.

Continuando o nosso estudo sobre a estrutura do balanço patrimonial, vou te apresentar agora a estrutura do balanço atual segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Nessa estrutura, o balanço patrimonial é composto por quatro quadros.

Temos o quadro principal, que é o balanço que descreve o patrimônio com aspecto patrimonial, segregando ativos e passivos em circulante e não circulante, com base nos atributos de conversibilidade e exigibilidade, respectivamente.

Outro quadro é o quadro dos ativos e passivos financeiros e permanentes, que é o balanço que descreve o patrimônio com viés orçamentário, segregando ativos e passivos em financeiro e permanente, em função da dependência ou não de autorização orçamentária legislativa para a realização dos itens que o compõem.

Tem também o quadro das contas de compensação, que é o balanço que evidencia os atos potenciais do ativo e do passivo, que possam mediatamente ou imediatamente vir a afetar o patrimônio, tais como direitos e obrigações conveniadas ou contratadas, responsabilidade por bens de garantias e contra garantias de valores recebidas e concedidas.

E o quadro do superávit e déficit financeiro, que é o balanço utilizado para apurar e demonstrar o superávit ou déficit financeiro. Tranquilo, jovem? Que bom! Segundo o Manual de Contabilidade aplicado ao setor público no quadro principal tem-se a visão patrimonial como base para análise e registro dos fatos contábeis.

Vou te falar agora alguns pontos mencionados pelo Manual de Contabilidade aplicado ao setor público que merecem destaque. O patrimônio líquido ou situação patrimonial líquida pode ser calculado da diferença entre o total do ativo, que é a soma do ativo circulante e do ativo não circulante, e o total do passivo, que é o resultado da soma do passivo circulante com o passivo não circulante.

Logo, o patrimônio líquido é igual ao total do ativo, menos o total do passivo. Existem três situações possíveis para o valor do patrimônio líquido. Quando o total do ativo é menor que o total do passivo, temos o patrimônio líquido negat... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Pública - Balanço Patrimonial - 10 - Estrutura do Balanço Patrimonial – Parte 2: SAIBA MAIS