Contabilidade Pública EmÁudio: Análise do Balanço Patrimonial
Olá, jovem! Que bom tê-lo aqui comigo mais uma vez. Vamos continuar nosso assunto tão importante para as provas? Então aumente o som aí e vem comigo.
Como já estudamos, dada a multiplicidade de informações contidas no balanço patrimonial em seus respectivos quadros ele permite diversas análises acerca da situação patrimonial da entidade, tais como seu nível de endividamento, liquidez da entidade, dentre outras.
Já vimos algumas dessas informações e análises no decorrer desse módulo. Vamos relembrá-las?
Primeiro, patrimônio líquido ou situação patrimonial líquida é a diferença entre o total de ativos e o total de passivos apurada no quadro principal do balanço patrimonial. O patrimônio líquido é igual ao total do ativo menos o total do passivo e deve sempre ser registrado na coluna do passivo independentemente se positivo, negativo ou neutro.
Segundo, o saldo patrimonial é dado pela diferença entre a soma dos ativos financeiros e permanentes e a soma dos passivos financeiros e permanentes, que são registrados na estrutura nova, em quadro próprio, o quadro dos ativos e passivos financeiros e permanentes, e na estrutura antiga, no quadro principal e único. Vale dizer que na estrutura antiga, a soma dos ativos financeiros e permanentes denomina-se ativo real e a soma dos passivos financeiros e permanentes denomina-se passivo real.
Beleza até aqui? Que bom! Vamos continuar!
Terceiro, o superávit ou déficit financeiro é dado pela diferença entre o total do ativo financeiro e o total do passivo financeiro, podendo ser calculado com os dados constantes do quadro dos ativos e passivos financeiros e permanentes e é evidenciado por fontes e destinações de recursos no quadro superávit ou déficit financeiro.