Contabilidade Pública EmÁudio: Resumão Em Áudio sobre Balanço Patrimonial - Parte Três
Olá! Tudo bem? Espero que sim. Vamos continuar nossa revisão do nosso estudo sobre balanço patrimonial? Então aumenta o som e venha comigo.
Você se lembra que estudamos sobre a estrutura do balanço patrimonial? Uma observação importante sobre a estrutura é que a estrutura atual do balanço patrimonial é dada pelo Manual de Contabilidade aplicada ao setor Público.
No entanto, a estrutura antiga do balanço patrimonial, conforme a Lei 4.320 de 1964, por vezes, ainda é alvo de cobrança por parte das bancas de concurso. A estrutura antiga previa apenas um quadro no balanço patrimonial, no qual eram registrados os ativos financeiros permanentes e compensados e igualmente os passivos financeiros permanentes e compensados.
Cabe mencionar que nessa estrutura, o valor do ativo e passivo compensados é sempre igual. Já a estrutura atual é composta dos quadros que vou citar para você: quadro principal que é o balanço que descreve o patrimônio com aspecto patrimonial, segregando ativos e passivos em circulante e não circulante, com base nos atributos de conversibilidade e exigibilidade, respectivamente.
Quadro dos ativos e passivos financeiros e permanentes - é o balanço que descreve o patrimônio com viés orçamentário, segregando ativos e passivos em financeiro e permanente, em função da dependência ou não da autorização orçamentária e legislativa para a realização dos itens que o compõem.
Beleza até aqui, jovem? Que bom! Vamos continuar.
Quadro das contas de compensação: O controle é o balanço que evidencia os atos potenciais do ativo e do passivo que possam, imediatamente ou imediatamente vir a afetar o patrimônio, tais como direitos e obrigações conveniadas ou contratadas. Responsabilidade por bens de terceiros, garantias e contra garantias de valores recebidas e concedidas.
Quadro do superávit ou déficit financeiro: O balanço utilizado para apurar e demonstrar o superávit ou déficit financeiro.
O quadro principal do balanço patrimonial será elaborado utilizando-se a classe um ativo e a classe dois, o passivo e patrimônio líquido do plano de contas aplicado ao setor público. Os ativos e passivos são apresentados em níveis sintéticos, terceiro nível ou quarto nível. Essa codificação... Ler mais