Economia EmÁudio: Isoquantas
Oi, tudo bem?
Vamos agora entrar no estudo de Isoquantas, tá legal?
Coragem aí meu jovem, aumenta o som e vem comigo!
Turma querida, então nós vimos que a produção depende dos fatores de produção, insumos de produção. Alterando a quantidade de K e de L nós também mudamos a produção total.
Para analisar melhor como a produção no longo prazo se comporta, os economistas começam a fazer várias combinações de K e de L, para verificar o que acontece com a produção.
É corriqueiro portanto, na análise econômica, formarmos pares de K e L que retornam o mesmo nível de produção. Por exemplo, podemos formar o par A com L1 e K1, e o par B com L2 e K2. Se esses pares retornarem o mesmo nível de produção, dizemos então que eles estão na mesma isoquanta.
Imagine aí um gráfico com um eixo K e um eixo L com uma curva, tá, uma isoquanta é essa curva. Se os pares A e B estão sobre a mesma curva, ou seja, sobre a mesma isoquanta, os pares A e B representam o mesmo nível de produção.
No caso do nosso exemplo, os pares A e B têm a mesma produção Y que é igual a 250. Se nós tivermos uma outra isoquanta Y, que é igual a 500, ela será mais alta que a isoquanta Y, igual a 250, né. No entanto, isso significa que para alcançarmos a isoquanta Y igual a 500, precisaremos de quantidade de K e L.
Por outro lado, se nós tivermos uma isoquanta Y igual a 125, teremos um menor nível de produção e precisaremos de menos quantidade de K e L.
Conseguiu pegar aí, jovem?
Que bom.
É importante você fixar que: isoquantas mais altas representam o maior nível de produção, isoquantas mais baixas representam o menor nível de produção.
Uma coisa interessante sobre as isaquantas, é que elas possuem inclinação negativa. Isso significa que elas são descendentes, descendo da esquerda para a direita. Esse formato das isoquantas nos diz que, para que o produtor deixe de utilizar um insumo, ele terá que utilizar mais de outro para manter sua produção, ou seja, será necessário ter uma substituição entre os insumos. O uso de um insumo em menor quantidade deverá ser substituído por um uso maior do outro in... Ler mais