.Economia EmÁudio: Equilíbrio da Firma no Longo Prazo
Olá, tudo bem, tudo certinho?
Espero que sim.
Bom, vamos continuar nossos estudos sobre a teoria da produção, tá bom?
Neste áudio, gente, trataremos do equilíbrio da firma no longo prazo.
Então aumente o som e venha comigo, você vai gostar!
Vamos lá, no nosso estudo, vimos que as isoquantas nos mostram vários graus de produção, né, e o produtor escolherá a mais alta possível, já que a isoquanta mais alta, é a que mais retorna mais nível de produção. Por outro lado, o produtor possui uma restrição, pois os insumos apresentam custos.
Dessa forma, qual será a escolha ótima do produtor?
Gente, nessa situação, o produtor irá escolher a isoquanta mais alta que possa ser alcançada com o menor custo. Claro. Em outras palavras, dados os custos dos insumos, ele escolherá a isoquanta mais alta possível que seja compatível com custos mínimos. Quando ele fizer isso, ele estará aumentando ao máximo seu lucro, já que ele terá a produção mais alta com o menor custo possível.
O equilíbrio da empresa vai ocorrer, portanto, quando a isoquanta tocar a linha de isocustos.
Imagine aí um gráfico com eixos K e L, tá. Nele temos três curvas de isoquantas e a linha de isocustos (CT). No ponto onde a linha de isocustos alcança a isoquanta mais alta possível, será a escolha ótima do produtor.
Nesse ponto, gente, é portanto, onde temos maior produção e custos mais baixos. Este é o ponto onde temos maior lucro. Entendeu?