Comércio Internacional EmÁudio: Listas das Sessões e Capítulos da Nomenclatura Comum do Mercosul - Parte 01
Olá querido aluno. Nesse áudio aprofundaremos o sumário da Nomenclatura Comum do Mercosul, apoiada no Sistema Harmonizado, estudando a lista das sessões e os capítulos da NCM. Esses conceitos foram detalhados nos áudios anteriores, como você já sabe. Dividiremos esse tópico em duas partes para dar mais didática ao aprendizado.
Não esquece que, após a identificação plena da mercadoria, o sumário da NCM deve ser consultado para fins de início do processo classificatório. Então, ansioso? Vamos lá.
A sessão um da lista da Nomenclatura Comum do Mercosul se ocupa dos animais vivos e produtos do reino animal, detalhando 5 itens a saber:
1. Animais vivos
2. Carnes e miudezas comestíveis
3. Peixes e crustáceos, moluscos e outros invertebrados aquáticos
4. Leite e laticínios, ovos de aves, mel natural, produtos comestíveis de origem animal, não especificados nem compreendidos noutros capítulos
5. Outros produtos de origem animal não especificados nem compreendidos noutros capítulos.
Professor, nesta lista tem café? Adoro tomar um. Quando estou ouvindo EmÁudio. Jovem, o café que você ama está na sessão 02, que trata dos produtos do reino vegetal e lá lemos os itens 6 a 14, ouça:
6. Plantas vivas e produtos de floricultura
7. Produtos hortícolas, plantas, raízes e tubérculos comestíveis
8. Fruta, cascas de citros, citrinos e de melões
9. Café, chá mate e especiarias
10. Cereais
11. Produtos da indústria de moagem, malte, amidos e fécula e glúten de trigo
12. Sementes e frutos oleaginosos, grãos, sementes e frutos diversos, plantas industriais ou medicinais, palhas e forragens
13. Gomas, resinas e outros sucos e extratos vegetais
14. Matérias para trançar e outros produtos de origem vegetal não especificados nem compreendidos noutros capítulos
Na sessão 3 encontramos no topo da lista as gorduras e óleos animais ou vegetais, os produtos da sua disposição, as gorduras alimentícias elaboradas e as ceras de origem animal ou vegetal. Dentro dela, há o capítulo 15, que fala sobre as gorduras e óleos animais ou vegetais, os produtos da sua dissociação, as gorduras alimentícias elaboradas e sobre as ceras de origem animal ou vegetal.
Hum, esse papo me deu até fome. Vou pegar meu chocolate, pega lá aluno e vamos aproveitar para ver onde se enquadra o cacau.
A sessão 4 se dedica aos produtos das indústrias alimentares, às bebidas, aos líquidos alcoólicos e vinagres, ao tabaco e seus sucedâneos manufaturados. Aqui o capítulo 16 fala sobre p... Ler mais