Português EmÁudio: Introdução à Morfologia - Estrutura das Palavras
Olá!
Preparado para iniciar mais um módulo do curso de Português EmÁudio?
Nesse módulo vamos falar sobre Morfologia estrutura das palavras.
Então, aumenta o som e vem comigo!
Vamos começar esse primeiro áudio com o estudo introdutório da morfologia e da estrutura das palavras, é muito importante conceituar o alvo de estudo da Morfologia.
A Morfologia é a seção da gramática que está preocupada com a palavra, no que se refere à sua formação e à sua classificação.
Veja bem, não estamos ainda preocupados com a construção de uma frase, alvo de estudo da sintaxe, nem com o sentido ou significado, alvo de estudo da semântica.
Quando for solicitada de você uma análise morfológica, o seu objetivo deve ser o de identificar os componentes da palavra e sua classificação, por exemplo, em substantivo, adjetivo, numeral, verbo, pronome, entre outros.
Para estudar morfologia, temos que aprender sobre a estrutura das palavras, isso porque, antes de detalhar os principais processos de formação da palavra, você precisa entender alguns conceitos relativos à estrutura das palavras.
Esse estudo servirá de base para o estudo dos processos de formação de palavras, tema bastante explorado em provas.
Então, mãos à obra!
Esse e o próximo áudio vão abordar, de forma bem objetiva, o assunto sobre a estrutura das palavras.
Agora, você me pergunta: professor, o que precisamos conhecer sobre essa tal de “estruturação das palavras”?
Jovem, precisamos saber que uma palavra, na sua estrutura, isto é, na sua composição, vai ter o RADICAL, a VOGAL TEMÁTICA, as DESINÊNCIAS e os AFIXOS.
Nesse áudio, vamos estudar sobre o Radical e Afixos.
O Radical é a parte indivisível, à qual se somam todos os demais componentes da palavra, é como se fosse o “chassi” da palavra. Ora, toda a estrutura de um carro está apoiada em seu “chassi”, certo?
A mesma coisa acontece com o radical: toda a estrutura da palavras se apoia nele, montando-se a palavra a partir dele.
Uma maneira de identificar o radical de uma palavra é subtrair elementos de sua estrutura até o limite, chegando a uma formação indivisível.
Ao alcançar esse ponto, teremos identificado, assim, a palavra primitiva, se essa palavra terminar em vogal, o radical da palavra será a palavra subtraída da vogal, que pode ser chamada de vogal temática ou desinência, conteúdo que explicaremos em outro áudio.
Quer um exemplo? Vamos lá!
Observe a palavra “desperdício”, subtraindo o início, “DES”, e o fim, “DÍCIO”, simultaneamente, obteremos a palavra “perder”.
Continuando, dessa palavra “perder”, ainda conseguimos subtrair o fim “ER” e, então, chegaremos a palavra “perda”, essa palavra “perda” será o que chamamos de “palavra primitiva”, pois dela nada mais se pode subtrair.
Agora, da palavra primitiva “perda”, se retirarmos a vogalzinha final, teremos “PERD”, o qual, agora sim, será o nosso amigo radical.
No entanto, esse método de ficar subtraindo e subtraindo até c... Ler mais