Áudio aula | 01 - CUSTOS: Diferenças entre Contabilidade Financeira, Gerencial e de Custos | Contabilidade de Custos | EmÁudio Concursos

Contabilidade de Custos EmÁudio: Introdução - Diferenças entre Contabilidade Financeira, Gerencial e de Custos

Queridos alunos é um imenso prazer estar aqui com vocês! Sejam muito bem-vindos! Daremos início ao surpreendente, magnífico e empolgante curso de contabilidade de custos. Esse tanto de adjetivos para o curso é só uma brincadeira. Mas falando bem sério agora preciso dar uma dica que vai te ajudar muito na absorção do conteúdo. Então, preste atenção aí!


Contabilidade de custos em geral está bastante relacionada aos processos produtivos, Nesse sentido, garanto a você que quanto mais você se interessar por processos produtivos, mais facilidade terá com o conteúdo ministrado no curso. Isso porque ter empatia, se interessar ou achar legal determinado assunto, facilita muito o nosso aprendizado sobre aquilo.


Tá, mas como posso passar a me interessar por processos produtivos, professor? Bom, a dica que eu dou é que, assim que você tiver um tempinho, dê uma passadinha no YouTube e pesquise sobre como são produzidas coisas pelas quais você tem interesse, tipo um carro importado, como uma Ferrari, ou um perfume de luxo, um robô, um calçado específico ou qualquer outra coisa. Ao assistir o vídeo, repare nos materiais usados no maquinário e nos processos pelos quais o produto passa. Tenho certeza que isso vai te ajudar bastante nas aulas de contabilidade de custos. Acredite. Você me dá sua palavra que vai fazer isso? Então vamos prosseguir.


Agora, vamos vestir nossas roupas intergalácticas, pois iremos decolar rumo ao universo da contabilidade de custos. Preparado? Vou começar mostrando um pouco da importância desse ramo da contabilidade. Para isso, vou precisar de um esforço criativo da sua parte. Pode ser?


Vamos imaginar que somos donos de uma indústria que produz móveis, mas esses móveis são super diferentes, feitos por meio de uma gigantesca impressora 3D. Essa impressora utiliza como matéria-prima uma espécie de material plástico. Na nossa indústria existe um funcionário responsável por desenhar esses móveis em programas de computador. Outro funcionário responsável por operar a impressora 3D. E além desses dois, imagine que temos outros funcionários que atuam na finalização dos móveis, produzindo algum acabamento diferenciado. Ou seja, em resumo, a partir de uma determinada matéria-prima, conseguimos fazer uma infinidade de móveis. O problema disso é justamente o fato de não produzirmos apenas um tipo de móvel, produzimos vários. Temos mesas com designs super diferentes, além de estantes, cadeiras, poltronas, prateleiras, dentre outras coisas.


A questão é que cada objeto utiliza uma quantidade de matéria-prima diferente. Cada um deles demora um tempo específico para ser produzido na impressora. E ainda, alguns produtos demandam de um tempo consideravelmente maior dos funcionários que atuam na parte de acabamento. Assim, como donos dessa indústria, certamente vamos nos deparar com algumas questões. Por exemplo, qual o custo de cada um dos produtos? Qual o valor mínimo que os produtos devem ser vendidos para que eu não tenha prejuízo? Qual o produto que me dá um retorno maior? É justamente aí que a contabilidade de custos entra em jogo, ela pode nos ajudar a responder a essas questões, e é por isso que esse ramo da contabilidade é tão importante.


Agora, preciso falar um pouco do surgimento da contabilidade de custos e da sua relação com a contabilidade financeira e com a contabilidade gerencial. Vamos lá... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade de Custos - Terminologias em Custos - 01 - CUSTOS: Diferenças entre Contabilidade Financeira, Gerencial e de Custos: SAIBA MAIS