Contabilidade de Custos EmÁudio: Conceitos de Gasto, Custo, Despesa, Investimento e Desembolso - Parte 2
Fala pessoal! Iniciamos agora o nosso terceiro áudio. No qual iremos utilizar os personagens e a cidade que construímos no áudio anterior para explicar as terminologias básicas da contabilidade de custos. Então, apertem os cintos e vamos decolar para mais uma jornada!
No áudio anterior, falamos da fabulosa Metrópole, cujo nome é Cidade dos Gastos. Além disso, apresentamos três moradores ilustres dessa cidade: o Senhor Custo, o polvo que é especialista nos trabalhos diretamente relacionados com a produção; a Senhora Despesa, a elegante Estrela do Mar que é fera nos trabalhos administrativos; e ainda o Doutor Investimento, o tubarão branco que enriqueceu fornecendo máquinas para as indústrias.
Tendo isso em vista, vou começar com o conceito mais abrangente, o Gasto. Podemos dizer que o gasto seria uma categoria mais ampla, da qual fazem parte os custos, as despesas e os investimentos. Da mesma forma, podemos fazer uma analogia com os personagens que criamos, ou seja, o Senhor Custo, a Senhora Despesa e o Doutor Investimento fazem parte da Cidade dos Gastos. Assim, a Cidade dos Gastos contempla os três, da mesma forma que na contabilidade de custo, a terminologia gasto é algo com caráter mais amplo, que abarca tanto os custos quanto as despesas e os investimentos.
Agora vamos avançar para o conceito de investimento, pode ser? Ressaltado que as definições que vou utilizar aqui são aquelas propostas pelo professor Eliseu Martins.
Afinal de contas, o que é investimento? Bom, investimento é um gasto ativado, em função da sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.
Professor, acho que eu não captei muito bem. Você pode exemplificar?
Com certeza, quando eu falo que investimento é um gasto ativado significa que ele fará parte dos ativos da empresa. Aqui, gostaria que você se lembrasse de uma das características do Doutor Investimento, o tubarão que ganha a vida vendendo máquinas. Tá lembrado? Pois é... Ler mais