Contabilidade de Custos EmÁudio: Conceitos de Gasto, Custo, Despesa, Investimento e Desembolso - Parte 3
Fala pessoal! Todo mundo animadasso para esse áudio? Eu espero que sim.
Bom, nele vamos aprender o que é despesa e também abordaremos o conceito de desembolso. Para falarmos de despesa, é indispensável lembrarmos de uma coisa. Existe uma categoria a mais abrangente, como já vimos, que se chama gasto. Dentro de gasto podemos ter investimentos, custos e despesas, certo? No áudio passado, mostrei para você o que é investimento e o que é custo. Portanto, agora irei abordar o conceito de despesa.
As despesas são bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. O conceito parece meio abstrato para quem não está familiarizado com o termo contábil, mas eu vou esclarecer. Vou precisar que você resgate aí na sua memória a nossa querida senhora Despesa, a estrela do Mar Dourada, que é excelente nos serviços administrativos e que não gostava de trabalhar diretamente com a produção. Lembra?
Vamos pensar então no salário que a senhora Despesa que trabalha em um setor administrativo recebe. Esse salário é um gasto para a empresa, correto? Aí fizemos a primeira pergunta: esse gasto é um investimento? Sabemos que a resposta é não. Podemos ainda perguntar: esse gasto é um custo? Também podemos afirmar que a resposta é não. Lembre-se que para ser custo, precisa ser utilizado no processo produtivo. E a senhora Despesa passa bem longe da produção. Então, definitivamente não é custo.
Pois bem, já eliminamos as duas primeiras opções. Digo a vocês que esse gasto com o salário da senhora Despesa é uma despesa. Outros exemplos de despesa que podemos colocar aqui são: a comissão dos vendedores, os gastos com água, energia, limpeza e telefone relacionados aos setores administrativos da companhia. Além de gastos com propaganda e também os valores relacionados à depreciação das máquinas e equipamentos.
Quero ressaltar uma informação que despenca em provas de concurso e que está relacionada com as despesas. Lembra que falei que quando a empresa adquire uma matéria-prima e a coloca no estoque, temos um investimento? Lembra também que quando essa matéria-prima é utilizada na fabricação de produto, temos um custo? Eu sei que você lembra! Agora pense que o produto já foi fabricado e que a empresa o vendeu. Nesse momento, temos o denominado custo do produto vendido, que nada mais é que uma despesa.
Peraí professor! O nome é custo do produto vendido e ele é uma despesa? Exatamente meu aluno, minha aluna. O custo do produto vendido é uma despesa. Assim, podemo... Ler mais