Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Anexo de Metas Fiscais - Parte dois
Olá jovem! Tudo bem com você? Espero que sim. Vamos continuar o estudo sobre o anexo de metas fiscais. Então, aumenta só aí, e vem comigo.
A administração pública não pode simplesmente inventar metas, elas devem vir de algum lugar. É preciso, então, demonstrar, por meio de um demonstrativo, como se chegou nessas metas.
Como o cálculo foi feito, qual a metodologia utilizada? Como essas metas se comparam às daqueles três exercícios anteriores? As metas estão consistentes com as premissas e os objetivos da política econômica nacional. Tudo isso deve estar lá.
A evolução do patrimônio líquido também nos últimos três exercícios X menos três, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos. Queremos saber se o patrimônio público está sendo bem gerido ao longo do tempo. Por isso, é interessante fazer essa comparação do patrimônio líquido com os últimos três exercícios. Tranquilo até aqui? Que bom.
A avaliação da situação financeira e atuarial dos regimes geral de Previdência Social e do próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial.
Afinal, é importante saber qual é a situação financeira ... Ler mais