Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Contingenciamento de Gastos
Olá! Que bom tê-la aqui comigo mais uma vez. Vamos continuar nosso assunto tão importante para as provas? Então aumente o som aí e vem comigo.
Neste áudio, vamos estudar o contingenciamento de gastos com foco na Lei de Responsabilidade Fiscal. Vamos começar com um exemplo.
Joãozinho vende salgados na porta da universidade. Essa é sua fonte de renda. Joãozinho até vive confortavelmente. Ele tem assinatura Netflix, Spotify e, é claro, estuda para concursos porque sonha em passar em um concurso público. Joãozinho fatura 1.500 reais por mês, e suas despesas somam 1.000 reais, de forma que a cada bimestre ele consegue juntar 1.000 reais. Sua meta, portanto, é chegar ao final do ano com 6.000 reais.
O ano letivo começou e estava tudo indo muito bem. Até que, em meados de abril, a universidade entrou em greve. As aulas foram suspensas e os alunos, principais consumidores, mal apareciam. Joãozinho contava com aquela receita para alcançar sua meta, mas, com a inesperada greve, ele viu seu faturamento diminuir.
Porém, Joãozinho é forte. Ele repetia para si mesmo: "Não vou diminuir minha meta. Não vou diminuir minha meta. Tenho que dar um jeito de continuar fazendo que sobre 500 reais todo mês. Mas como vou fazer isso se minha renda agora caiu para 1.300 reais e a greve ainda está longe de ser resolvida? Se continuar assim, não vou conseguir juntar 1.000 reais a cada bimestre, e não vou alcançar minha meta."
"Já sei, posso cortar algumas despesas. Se eu cortar 200 reais das minhas despesas mensais, continuo juntando 1.000 reais por bimestre e assim consigo alcançar minha meta anual de 6.000 mil reais. Agora, o que cortar primeiro? Tenho que ter cr... Ler mais