Áudio aula | 07 - Resumão: Terminologias em Contabilidade de Custos | Contabilidade de Custos | EmÁudio Concursos

Contabilidade de Custos EmÁudio: Resumão sobre Terminologias em Contabilidade de Custos


Ufa! Finalizamos o conteúdo desse módulo acerca das terminologias em contabilidade de custos e fizemos até umas questõeszinhas. Tive a ideia de fazer este último áudio com um resumo de tudo o que a gente estudou até aqui. Revisar é sempre bom, então acho que será bastante útil para você.


No início, tratamos da contabilidade financeira, da contabilidade gerencial e da contabilidade de custos, lembra? Quando pensamos em contabilidade financeira, devemos lembrar que o seu foco são os usuários externos, como: investidores, fornecedores etc. Com a Revolução Industrial, passou a ser necessário que a contabilidade produzisse uma gama maior de informações e aprendemos que foi nesse contexto que se desenvolveu a contabilidade de custos.


A partir de então, pouco a pouco foi se desenvolvendo também a contabilidade gerencial, que possui uma abrangência maior, digamos assim. E cujo foco são os usuários internos, como gestores e sócios. Lembre-se, a contabilidade de custos dialoga, tanto com a contabilidade financeira quanto com a contabilidade gerencial. Isso porque as bases da contabilidade gerencial são provenientes da contabilidade de custos.


Por outro lado, é também por meio da contabilidade de custos que os contadores conseguem apurar o valor dos estoques de produtos fabricados e o custo dos produtos vendidos que são apresentados nas demonstrações financeiras. Demonstrações essas que fazem parte da contabilidade financeira. Ou seja, vou repetir mais uma vez. É muito importante que tenha em mente que a contabilidade de custos dialoga tanto com a contabilidade financeira, quanto com a contabilidade gerencial. Estudamos também terminologias, como: gasto em investimento, custo e despesa. Não é verdade?


Bom, acerca disso, ficou claro gasto representa uma categoria mais abrangente, lembra?


Na esfera dos gastos podemos ter investimentos, custos e despesas. Nesse resumo, vou dar mais exemplos do que conceitos propriamente ditos, justamente porque a proposta aqui é ser um instrumento de revisão rápida. Tendo isso em vista, vamos abordar alguns exemplos de investimentos. Tente se lembrar do personagem doutor investimento que isso vai te ajudar.


Podemos dizer que gastos com aquisições de máquinas, veículos e imóveis são investimentos, certo? Mas aqui quero que se recorde de um detalhe muito importante... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade de Custos - Terminologias em Custos - 07 - Resumão: Terminologias em Contabilidade de Custos: SAIBA MAIS