Economia EmÁudio: Custos no Longo Prazo
Olá jovem, bem-vindo a mais um EmÁudio!
Bora aprender um pouquinho sobre os custos no longo prazo?
Som na caixa então e cola em mim.
Jovem, no longo prazo nós temos todos os fatores de produção variáveis, tanto o trabalho L quanto o capital K. Essa maior flexibilidade, gente, vai permitir com que a empresa altere sua estrutura de custos e consiga diminuir seus custos.
No longo prazo portanto, todos os custos são variáveis, o que faz com que a empresa tenha maior liberdade para fixar o nível de sua produção, entende? Ou seja, no longo prazo, a firma consegue escolher exatamente quanto ela irá produzir e adequar seus custos ao nível de produção escolhido.
Mas, oh, nem sempre a empresa tem certeza da demanda futura do seu produto. Se a demanda for muito grande, ela terá que construir uma fábrica grande para atender a toda a demanda futura. Se a demanda for menor, ela construirá uma fábrica menor, quando afirma não tem certeza de como a demanda se comportará, né, ela pode traçar vários cenários. Fazendo isso, ela pode comparar diversas alternativas do tamanho da fábrica e ver como os custos se comportariam em cada cenário, né.
Vamos imaginar aí, três tamanhos de fábricas, pequeno, médio e grande.
Imaginou?
Beleza
A fábrica de tamanho pequeno, será representada pela curva de custo médio de curto prazo 1, ou seja, CMECP 1, e a curva de custo marginal de curto prazo 1, CMGCP 1.
A de tamanho médio será representada por custo médio de curto prazo 2 e custo marginal de curto prazo 2
Já a fábrica grande por custo médio de curto prazo 3 e custo marginal de curto prazo 3.
Legal?