Áudio aula | 01 - Variações Patrimoniais | Contabilidade Pública | EmÁudio Concursos
Contabilidade Pública em Áudio: Variações Patrimoniais

Olá, seja bem-vindo ao Módulo sete de Contabilidade pública em áudio. Nesse módulo aprofundaremos os procedimentos contábeis patrimoniais. Eu te mostrarei que as variações patrimoniais constituem elementos essenciais à formação do patrimônio público e que o resultado patrimonial, seu cálculo e interpretação, bem como sobre insubsistência e superveniência ativas e passivas, são tipo de variação patrimonial.

Fique atento que esse módulo será uma preparação importante para o balanço da contabilidade aplicada ao setor público, ou seja, para entender a demonstração das variações patrimoniais preparado. As variações patrimoniais são conceituadas como quaisquer alterações nos elementos patrimoniais, bens, direitos e obrigações que podem implicar ou não modificações do patrimônio líquido. Elas podem ser classificadas em a) Variações patrimoniais Qualitativas, b) Variações patrimoniais Quantitativas e c) Variações patrimoniais mistas.

Classificação doutrinária: Observe querido aluno que as variações patrimoniais são resultado dos chamados fatos contábeis ou fatos administrativos, os quais podem ser definidos como eventos transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais e que não necessariamente acarretam modificações no patrimônio líquido e o que são fatos contábeis ou administrativos.

Professor jovem: Os fatos contábeis são também chamados de transações econômico-financeiras e podem ser: a) fatos contábeis permuta, b) fatos contábeis modificativos - aqueles que alteram o patrimônio líquido elevando ou diminuindo, e c) fatos contábeis mistos - aqueles fatos que abrangem simultaneamente um ou mais fato permuta e um ou mais fato modificativo.

Aproveito para te contar que existem também os atos contábeis. Eles são eventos transações que não provocam alterações no patrimônio da entidade, mas que eventualmente podem vir a provocar. São também chamados de transações administrativas. Agora não esquece que tanto os fatos como os atos contábeis são objeto de registro contábil pela contabilidade pública.

Fácil feito esse introito, você está pronto para estudar os tipos de variações patrimoniais. Então vamos nessa. As variações patrimoniais são de três tipos, como já dito antes, elas podem ser variações patrimoniais qualitativas, que são as decorrentes de fatos administrativos, permuta positivos, ou seja, aquelas que alteram a composição dos elementos do patrimônio sem impactar o patrimônio líquido. Para que você entenda melhor vou te contar três exemplos. Escute e tome nota:

No exemplo um: A hipótese é de aquisição de bem imóvel pela administração pública à vista. Aqui o patrimônio sofre uma variação qualitativa, com saída de dinheiro, diminuição do ativo e entrada de bem imóvel. Aumento do ativo em valor correspondente. No exemplo dois há uma aquisição de bem imóvel pela administração pública a prazo. Presta atenção que, na hipótese, o patrimônio também sofre uma variação patrimonial qualitativa, com entrada de bem imóvel, aumento de ativ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Pública - Variações Patrimoniais - 01 - Variações Patrimoniais: SAIBA MAIS