Áudio aula | 04 - Receitas e Despesas Efetivas e Não Efetivas | Contabilidade Pública | EmÁudio Concursos
Contabilidade Pública em Áudio: Receitas e Despesas Efetivas e Não Efetivas

Olá, coisa boa! Saber que você continua aqui nesse áudio, iremos estudar receitas e despesas efetivas e não efetivas. Você se lembra do conceito de receitas e despesas efetivas e não efetivas que vimos nos primeiros módulos? Então, eles são classificações da receita e da despesa orçamentária quando não impactam na situação líquida da entidade.

Relembre: A receita orçamentária efetiva é aquela que, no momento do ingresso do recurso financeiro, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Ela constitui fato contábil modificativo, aumentativo. São exemplos as receitas tributárias de aluguéis, serviços e industriais. Já a receita orçamentária não efetiva é aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do ingresso do recurso financeiro. Ela constitui fato contábil. Permuta! São exemplos as operações de crédito e a alienação de bens e os conceitos de despesas efetivas e não efetivas.

Mestre? Você pode me ajudar a lembrar também. Claro, aluno, vamos lá! A despesa orçamentária efetiva é aquela que, no momento da sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Ela constitui fato contábil modificativo, diminutivo. Temos como exemplos despesas com pessoal e despesa com o pagamento dos juros da dívida pública. Por outro lado, a despesa orçamentária não efetiva é aquela que, no momento de sua realização, não altera a situação líquida patrimonial da entidade financeira. Ela constitui fato contábil. Permuta são exemplos: Despesa com obras públicas, despesa com aquisição de imóveis e despesa com amortização da dívida pública. Percebeu que esses conceitos têm tudo a ver com variações patrimoniais? Afinal, de fato podemos estabelecer uma conexão entre eles.

Note a relação entre receitas e despesas efetivas e não efetivas com os tipos de fatos contábeis modificativos e permuta positivos e os tipos de variações patrimoniais quantitativas e qualitativas. O que você acha? Professor? Eu acho que todos esses conceitos estão interligados. Isso mesmo, eles estão, presta atenção e toma nota para você conseguir visualizar a explicação simbora.

As receitas efetivas implicam fatos contábeis modificativos, caracterizando variações patrimoniais aumentativas. De outro modo, as receitas não efetivas implicam fatos contábeis, permuta ativos, caracterizando variações patrimoniais qualitativas. Já as despesas efetivas geram fatos contábeis modificativos, implicando em variaçõ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Pública - Variações Patrimoniais - 04 - Receitas e Despesas Efetivas e Não Efetivas: SAIBA MAIS