Economia EmÁudio: Estruturas de Mercado - Parte 1
Fala galera!
Como vai?
De boa na lagoa e suave na nave.
É assim que eu gosto de ver você!
Agora que já temos uma visão de como a demanda e a oferta funcionam e sabemos o que está por trás da demanda, que é a teoria do consumidor e o que está por trás da oferta, que é a teoria da produção e teoria dos custos. Vamos finalmente para o que eu acho que é a parte mais legal da microeconomia, turma, os estudos sobre as estruturas de mercado. É isso aí.
Neste módulo pessoal, além de alguns assuntos introdutórios, estudaremos a principal estrutura de mercado, a concorrência perfeita.
Bom gente, o mercado competitivo é o padrão quando nos referimos a um mercado e as bancas simplesmente amam este assunto. Por isso estude bem essa aula, ok?
Já é? Preparado então?
Aumenta o som aí e cola em mim.
Presta atenção, hein jovem!
Oh, eu sou fã de viajar, acho que viajar só pra conhecer lugares novos é muito bom. Mas, às vezes, gente, viajar para um compromisso também é bacana, né?
Teve uma viagem que eu fiz a São Paulo um tempo atrás, junto com a minha esposa e alguns amigos, estávamos indo a um congresso de empreendedorismo, e por erro de um dos meus colegas, acabamos ficando em um hotel um pouco mais afastado do local do evento, no Brás, em São Paulo. E que aula de economia foi a nossa estada por lá.
Para quem não é de São Paulo, o Brás é um bairro da cidade caracterizado por um comércio aquecidíssimo de roupas, bolsas, armarinhos e bijuterias. Pessoas do Brasil inteiro vão ao Brás comprar mercadorias para revendê-las em seus estados de origem.
Às 4:30 da manhã já se ouvia, com uma caixa de som, vendedores convidando os clientes a entrarem em suas lojas. "Vem pra cá, vem pra cá, que aqui é tudo barato, chega mais, chega mais e aproveite logo, senão nós vamos embora, hein! A criança chora e a culpa é da senhora.
Pois é, quando descemos para tomar café no primeiro dia, era umas 6:30 da manhã. Encontramos duas senhoras conversando no elevador. Elas comentavam que estavam fazendo compras desde as 2:30 da manhã, horário em que as melhores mercadorias estavam à venda. Chegar a uma loja tarde, significa ficar só com o resto, mercadorias de qualidade inferior, ou seja, turma, enquanto o nosso dia estava apenas começando, o delas já tinha terminado.