Economia Em Áudio: Estruturas de Mercado - Parte Dois
Olá jovem, bem vindo de volta, hein? Como combinado neste em áudio, falaremos das características principais que podem diferenciar os tipos de mercado. Aperta o play aí, bom pessoal.
As principais características que podem diferenciar os tipos de mercado são as seguintes: número de ofertantes no mercado, número de consumidores no mercado, diferenciação do produto, barreiras à entrada de novos ofertantes e transparência de informações.
Gravou aí? Agora bora falar rapidinho de cada uma delas? Então vamos começar falando do número de ofertantes no mercado. Bom gente, Esta característica nos dirá se temos muito ou poucos ofertantes no mercado. Ter apenas um ofertante é diferente de ter inúmeros ofertantes, né?
Já no caso do número de consumidores no mercado, a bola é com os consumidores, ter apenas um consumidor é diferente de ter inúmeros consumidores no mercado, né? Deu aí pra pegar? Então vamos em frente.
Bom! A diferenciação do produto nos leva a pensar se o produto transacionado no mercado é diferenciado ou não. Aqui em Brasília, por exemplo, tem a Feira do Paraguai, onde se encontram diversos eletrônicos à venda. Estes eletrônicos são bastante similares entre si. Sabe o que faz com que seus preços não sejam muito diferentes do ponto de vista do consumidor. Como os eletrônicos são bastante parecidos entre si, tanto faz. Qualquer um serve, entendeu?
Já os eletrônicos da Apple são bastante diferenciados em tecnologia, design, etc. O que faz com que o ofertante possa cobrar um preço maior pelo seu produto. Quando um produto é similar a outro, dizemos que ele é homogêneo, pois são perfeitamente substituíveis entre si.
Percebeu? Já quando os produtos transacionados no mercado são diferenciados, dizemos que eles são heterogêneos. E as barreiras à entrada de novos ofertantes jovem? Como é que fica isso aí? Deixa que eu te explico. Há mercado gente nos quais entrar e sair é muito fácil. Para outros é bem mais difícil entrar. Quer ouvir um exemplo?
Se você quiser vender alguma coisa no Brás, só vai precisar ter algo para vender e de uma banquinha que pode ficar na rua mesmo. Então, entrar no mercado do Brás é muito simples e, portanto, não há barreira significativa à entrada de novos ofertantes.
Diferentemente, se você quiser explorar um poço de petróleo, vai precisar ter uma megaestrutura de plataformas de petróleo, máquinas de alta tecnologia para a perfuração dos poços, mão de obra altamente especializada, engenheiros, geólogos, barcos, helicópteros, s... Ler mais
Olá jovem, bem vindo de volta, hein? Como combinado neste em áudio, falaremos das características principais que podem diferenciar os tipos de mercado. Aperta o play aí, bom pessoal.
As principais características que podem diferenciar os tipos de mercado são as seguintes: número de ofertantes no mercado, número de consumidores no mercado, diferenciação do produto, barreiras à entrada de novos ofertantes e transparência de informações.
Gravou aí? Agora bora falar rapidinho de cada uma delas? Então vamos começar falando do número de ofertantes no mercado. Bom gente, Esta característica nos dirá se temos muito ou poucos ofertantes no mercado. Ter apenas um ofertante é diferente de ter inúmeros ofertantes, né?
Já no caso do número de consumidores no mercado, a bola é com os consumidores, ter apenas um consumidor é diferente de ter inúmeros consumidores no mercado, né? Deu aí pra pegar? Então vamos em frente.
Bom! A diferenciação do produto nos leva a pensar se o produto transacionado no mercado é diferenciado ou não. Aqui em Brasília, por exemplo, tem a Feira do Paraguai, onde se encontram diversos eletrônicos à venda. Estes eletrônicos são bastante similares entre si. Sabe o que faz com que seus preços não sejam muito diferentes do ponto de vista do consumidor. Como os eletrônicos são bastante parecidos entre si, tanto faz. Qualquer um serve, entendeu?
Já os eletrônicos da Apple são bastante diferenciados em tecnologia, design, etc. O que faz com que o ofertante possa cobrar um preço maior pelo seu produto. Quando um produto é similar a outro, dizemos que ele é homogêneo, pois são perfeitamente substituíveis entre si.
Percebeu? Já quando os produtos transacionados no mercado são diferenciados, dizemos que eles são heterogêneos. E as barreiras à entrada de novos ofertantes jovem? Como é que fica isso aí? Deixa que eu te explico. Há mercado gente nos quais entrar e sair é muito fácil. Para outros é bem mais difícil entrar. Quer ouvir um exemplo?
Se você quiser vender alguma coisa no Brás, só vai precisar ter algo para vender e de uma banquinha que pode ficar na rua mesmo. Então, entrar no mercado do Brás é muito simples e, portanto, não há barreira significativa à entrada de novos ofertantes.
Diferentemente, se você quiser explorar um poço de petróleo, vai precisar ter uma megaestrutura de plataformas de petróleo, máquinas de alta tecnologia para a perfuração dos poços, mão de obra altamente especializada, engenheiros, geólogos, barcos, helicópteros, s... Ler mais