Economia Em Áudio: A Concorrência Perfeita
Olá jovem! Tudo bem, bem-vindo de volta. Agora falaremos da concorrência perfeita. São na caixa turma, como conversamos no começo deste módulo.
O mercado de concorrência perfeita é caracterizado por ter infinitos produtores e consumidores produto homogêneo, sem barreiras à entrada e com perfeita transparência de informações. Não é mesmo? Mas vamos adentrar mais nessas características do mercado de concorrência perfeita. Vem comigo agora bora falar da aceitação de preços, vamos lá, gente, o fato de nós termos inúmeros produtores no mercado.
Isso significa que as empresas enfrentam muitos concorrentes diretos, ou seja, elas competem entre si, disputando os clientes, só que justamente pela competição acirrada. Nenhuma empresa consegue dominar o mercado. Já os compradores, também por serem muitos, não conseguem influenciar o mercado. Isto porque o vendedor sabe que, se não conseguir vender para um cliente, é só esperar o próximo. Clientes não vão faltar, já que o mercado é abundante deles.
Essa característica de termos inúmeros produtores e consumidores no mercado nos leva a concluir que nenhum produtor ou consumidor consegue isoladamente exercer influência significativa sobre o mercado. Isto é, tanto as empresas quanto os consumidores, simplesmente aceitarão o preço de mercado.
Como nós temos vários vendedores, o consumidor não aceitará pagar mais caro que o preço de mercado. Se um vendedor quiser dar uma de esperto vendendo seu produto mais caro, os consumidores deixarão de comprar, pois é só ir na loja ao lado e comprar de um outro vendedor ao preço normal do mercado.
Então, de forma semelhante, caso o consumidor queira pedir um desconto, o vendedor não aceita, pois sabe que, como há infinitos clientes, basta ele conseguir transacionar com o próximo consumidor.
Por causa da existência de infinitos produtores e consumidores, o preço de mercado é o ú... Ler mais
Olá jovem! Tudo bem, bem-vindo de volta. Agora falaremos da concorrência perfeita. São na caixa turma, como conversamos no começo deste módulo.
O mercado de concorrência perfeita é caracterizado por ter infinitos produtores e consumidores produto homogêneo, sem barreiras à entrada e com perfeita transparência de informações. Não é mesmo? Mas vamos adentrar mais nessas características do mercado de concorrência perfeita. Vem comigo agora bora falar da aceitação de preços, vamos lá, gente, o fato de nós termos inúmeros produtores no mercado.
Isso significa que as empresas enfrentam muitos concorrentes diretos, ou seja, elas competem entre si, disputando os clientes, só que justamente pela competição acirrada. Nenhuma empresa consegue dominar o mercado. Já os compradores, também por serem muitos, não conseguem influenciar o mercado. Isto porque o vendedor sabe que, se não conseguir vender para um cliente, é só esperar o próximo. Clientes não vão faltar, já que o mercado é abundante deles.
Essa característica de termos inúmeros produtores e consumidores no mercado nos leva a concluir que nenhum produtor ou consumidor consegue isoladamente exercer influência significativa sobre o mercado. Isto é, tanto as empresas quanto os consumidores, simplesmente aceitarão o preço de mercado.
Como nós temos vários vendedores, o consumidor não aceitará pagar mais caro que o preço de mercado. Se um vendedor quiser dar uma de esperto vendendo seu produto mais caro, os consumidores deixarão de comprar, pois é só ir na loja ao lado e comprar de um outro vendedor ao preço normal do mercado.
Então, de forma semelhante, caso o consumidor queira pedir um desconto, o vendedor não aceita, pois sabe que, como há infinitos clientes, basta ele conseguir transacionar com o próximo consumidor.
Por causa da existência de infinitos produtores e consumidores, o preço de mercado é o ú... Ler mais