Economia Em Áudio: Homogeneidade dos Produtos e a Ausência de Barreiras à Entrada.
E aí, beleza? Bora aprender mais um pouquinho. Hora de batermos um papo sobre a homogeneidade dos produtos e sobre a ausência de barreiras à entrada. Cola em mim, aqui vem jovem.
A aceitação de preços ocorre usualmente em mercados nos quais as empresas produzem produtos idênticos ou quase idênticos. Isto porque quando os produtos são homogêneos, eles são altamente substituíveis entre si. Ou seja, a qualidade do produto é similar e os consumidores não veem lá muita diferença entre os produtos disponíveis, entendeu?
Do ponto de vista do consumidor, é tudo a mesma coisa quando os produtos são homogêneos. A firma não pode elevar o preço do seu próprio produto acima do preço praticado por outras empresas, porque, se o fizer, os consumidores vão deixar de comprar o produto dela para comprar o do concorrente mais barato e de mesma qualidade. Se você for comprar trigo, por exemplo, dificilmente vai perguntar em qual fazenda o trigo foi plantado. Isso acontece não só com trigo, tá, mas com matérias-primas de maneira geral, como cobre, ferro, madeira e por aí vai.
Se os produtos fossem diferenciados, o consumidor aceitaria, por exemplo, pagar mais por um produto de melhor qualidade e menos por um produto de pior qualidade, o que levaria a vários preços de mercado. Quer dizer, teríamos um preço de mercado para os produtos de maior qualidade e outro para os de pior. Por exemplo, no entanto, turma, como na concorrência perfeita os produtos são homogêneos, teremos um preço de mercado único da mesma forma.
Quando estudamos a ofert... Ler mais
E aí, beleza? Bora aprender mais um pouquinho. Hora de batermos um papo sobre a homogeneidade dos produtos e sobre a ausência de barreiras à entrada. Cola em mim, aqui vem jovem.
A aceitação de preços ocorre usualmente em mercados nos quais as empresas produzem produtos idênticos ou quase idênticos. Isto porque quando os produtos são homogêneos, eles são altamente substituíveis entre si. Ou seja, a qualidade do produto é similar e os consumidores não veem lá muita diferença entre os produtos disponíveis, entendeu?
Do ponto de vista do consumidor, é tudo a mesma coisa quando os produtos são homogêneos. A firma não pode elevar o preço do seu próprio produto acima do preço praticado por outras empresas, porque, se o fizer, os consumidores vão deixar de comprar o produto dela para comprar o do concorrente mais barato e de mesma qualidade. Se você for comprar trigo, por exemplo, dificilmente vai perguntar em qual fazenda o trigo foi plantado. Isso acontece não só com trigo, tá, mas com matérias-primas de maneira geral, como cobre, ferro, madeira e por aí vai.
Se os produtos fossem diferenciados, o consumidor aceitaria, por exemplo, pagar mais por um produto de melhor qualidade e menos por um produto de pior qualidade, o que levaria a vários preços de mercado. Quer dizer, teríamos um preço de mercado para os produtos de maior qualidade e outro para os de pior. Por exemplo, no entanto, turma, como na concorrência perfeita os produtos são homogêneos, teremos um preço de mercado único da mesma forma.
Quando estudamos a ofert... Ler mais