Economia EmÁudio: Equilíbrio de Curto Prazo na Concorrência Perfeita
Bem vindo de volta!
Bora aprender um pouco sobre o equilíbrio de curto prazo na concorrência perfeita, tá bom?
Aumenta o som aí e vamos juntos!
Gente, segundo o pressuposto da economia, a firma busca maximizar os seus lucros, isso acontece quando a receita marginal é igual ao custo marginal. Quando a firma maximiza seus lucros e quando receita marginal é igual ao custo marginal, a firma encontra o seu equilíbrio.
Oh, graficamente, podemos visualizar que uma empresa no mercado competitivo estará em equilíbrio quando a curva do custo marginal interceptar a curva da receita marginal, que é igual a curva de demanda e de receita média.
Tente imaginar daí esse gráfico, beleza?
Imaginou?
Muito bem, à primeira vista, parece que temos dois pontos de equilíbrio, não é verdade? Tanto no ponto A quanto no ponto B, a receita marginal que estarão paralelos na linha horizontal, será igual ao custo marginal. Só que o ponto A, gente, não pode ser o ponto de lucro máximo, né, isto porque, se continuarmos a aumentar a produção, o custo marginal irá cair e ficará abaixo da receita marginal. Portanto, com o custo marginal menor que a receita marginal, compensa aumentar a produção, e se compensa aumentar a produção, então não estamos no lucro máximo.
Este ponto A, na verdade, será o ponto de prejuízo total máximo. Agora, no ponto B, temos uma situação diferente, confira comigo, oh.
Se a partir do ponto B quisermos aumentar a produção, o custo marginal passa a ser maior que a receita marginal, e aí, neste caso, não temos incentivo para aumentar a produção. É o ponto B, portanto, que nos indica o lucro máximo, percebeu?
Isto porque no ponto B não há incentivo para aumentar a produçã... Ler mais