Economia em Áudio
Resumo em Áudio sobre Concorrência Perfeita
Parte um
E aí pessoal, beleza? Bem-vindo ao nosso querido resumão em áudio. Aperta o play aí e se surpreenda. Vamos lá, gente, vamos começar falando da estrutura de mercado. Combinado? Bora lá. Então, jovem, você se lembra quais são os tipos de estrutura de mercado? Isso mesmo. Concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio. Bora falar rapidinho sobre cada um desses tipos.
Na concorrência perfeita, nós temos um número infinito tanto de ofertantes quanto de demandantes. O produto é homogêneo, não existem barreiras à entrada e a perfeita transparência de informações entre ofertantes e demandantes. Um exemplo mais próximo é o mercado de commodities, produtos que funcionam como matéria prima, como café, soja, etc.
Já no monopólio, não há competição, nenhuma turma. Só temos um único ofertante para inúmeros consumidores. O produto é único, quer dizer, não possui substitutos e por isso é tão diferenciado. Com a existência de barreiras à entrada para novos ofertantes, não há transparência de informações entre ofertantes e demandantes.
Junto com o oligopólio, a concorrência monopolística faz parte dos mercados mais comuns. Nesta estrutura de mercado, temos um número infinito tanto de ofertantes quanto de demandantes. Não existem barreiras à entrada e a transparência de informações. Apesar de que a transparência não é perfeita como na concorrência perfeita.
E por fim, o oligopólio. Este é um dos tipos de mercado mais comuns. Nele, temos algumas poucas firmas e inúmeros consumidores. Há barreiras à entrada de novos ofertantes, mas o produto pode ser homogêneo ou heterogêneo. Não há transparência de informações entre ofertantes e consumidores.
Bom, tranquilidade total até aqui, né? Então vamos em... Ler mais
Resumo em Áudio sobre Concorrência Perfeita
Parte um
E aí pessoal, beleza? Bem-vindo ao nosso querido resumão em áudio. Aperta o play aí e se surpreenda. Vamos lá, gente, vamos começar falando da estrutura de mercado. Combinado? Bora lá. Então, jovem, você se lembra quais são os tipos de estrutura de mercado? Isso mesmo. Concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio. Bora falar rapidinho sobre cada um desses tipos.
Na concorrência perfeita, nós temos um número infinito tanto de ofertantes quanto de demandantes. O produto é homogêneo, não existem barreiras à entrada e a perfeita transparência de informações entre ofertantes e demandantes. Um exemplo mais próximo é o mercado de commodities, produtos que funcionam como matéria prima, como café, soja, etc.
Já no monopólio, não há competição, nenhuma turma. Só temos um único ofertante para inúmeros consumidores. O produto é único, quer dizer, não possui substitutos e por isso é tão diferenciado. Com a existência de barreiras à entrada para novos ofertantes, não há transparência de informações entre ofertantes e demandantes.
Junto com o oligopólio, a concorrência monopolística faz parte dos mercados mais comuns. Nesta estrutura de mercado, temos um número infinito tanto de ofertantes quanto de demandantes. Não existem barreiras à entrada e a transparência de informações. Apesar de que a transparência não é perfeita como na concorrência perfeita.
E por fim, o oligopólio. Este é um dos tipos de mercado mais comuns. Nele, temos algumas poucas firmas e inúmeros consumidores. Há barreiras à entrada de novos ofertantes, mas o produto pode ser homogêneo ou heterogêneo. Não há transparência de informações entre ofertantes e consumidores.
Bom, tranquilidade total até aqui, né? Então vamos em... Ler mais