Áudio aula | 02 - Estrutura dos Processos e Tipos de Processos | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio: Estrutura dos Processos e Tipos de Processos

Seja bem-vindo de volta, meu amigo. Vamos dar continuidade no nosso estudo de gestão de processo. Falaremos agora da estrutura dos processos. Vem comigo.

Os processos, de um modo geral, são estruturados da seguinte forma:

Começamos pelos insumos, que nada mais são do que a matéria-prima, aquilo que será processado. Após essa etapa, temos o processamento, onde máquinas, equipamentos e técnicas transformam os insumos em produtos. Por fim, temos os produtos ou saídas do processo, que é o resultado pretendido. É um insumo acrescido de valor agregado.

Veja que a ideia é bem simples. Temos insumos (matérias-primas) que são processados. Agregamos valor por meio de máquinas, equipamentos e técnicas que os transformam em produtos/saídas. Deu para entender?

Vamos resolver uma questãozinha para fixar bem essa parte, vem comigo.

As entradas lógicas de um processo referem-se a matérias-primas que serão utilizadas na atividade ou que sejam resultado das operações realizadas nesta atividade. E aí, certa ou errada? Errada, jovem. As matérias-primas são as entradas, ou seja, os insumos. Os resultados, por outro lado, são as saídas e produtos dos processos. Por isso, o item está errado, conseguiu entender? Vamos em frente.

Agora, eu vou falar pra você sobre os tipos de processos. Vem comigo.

Segundo o guia BPM CBOK, existem três tipos de processos: os processos primários ou essenciais, os processos de suporte ou secundários e os processos de gestão ou gerenciais.

Os processos primários são aqueles que direcionam as entregas de valor aos clientes. São também denominados de processos de núcleo ou processos-chave. É um processo tipicamente interncional, ponta a ponta, e que agrega valor diretamente para o cliente.

Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Esses processos constroem a percepção de valor pelo cliente, por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço.

O Guia BPM CBOK traz os seguintes exemplos de processos primários: engajar clientes, fazer negócio, satisfazer expectativas de clientes e prestar serviços a clientes.

A Banca Cespe já tratou desse assunto com a seguinte afirmação: "Os processos primários são os processos de uma instituição que objetivam garantir uma visão ponta a ponta e interncional e realizar a cadeia de valor.".

Não custa lembrar que a cadeia de valor é um modelo proposto por Michael Porter, que busca identificar a fonte das vantagens competitivas de uma empresa. Dentro desse modelo, Porter divide as atividades em dois grandes grupos: atividades primárias (que agregam valor para o cliente) e atividades de apoio (atividades que dão suporte para a execução das atividades primárias).

Dessa forma, o que a banca diz por meio da afirmação é que realizar a cadeia de valor é realizar atividades que criam ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Gestão de Processos - 02 - Estrutura dos Processos e Tipos de Processos: SAIBA MAIS