Administração Geral EmÁudio: Conceito de Gestão de Processos
Bom dia, boa tarde, boa noite! É sempre um prazer ter a sua presença.
E aí, tudo certo? Preparado para mais conhecimento? Aumenta esse som aí e vamos juntos.
Já conversamos sobre o que é um processo, quais são suas características? E vimos até mesmo um pouco do histórico até o surgimento da gestão de processos. Enfim, estamos prontos para entender de uma vez por todas o que é esse trem chamado gestão de processos.
Vamos começar com o conceito trazido pelo CBOK?
Gerenciamento de Processos de Negócio é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes por meio do foco em processos ponta a ponta.
O BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.
E aí, o que achou desse conceito? Eu, particularmente, achei assustador quando li pela primeira vez. Para entender, vamos no bom e velho estilo Jack o Estripador: por partes.
Gerenciamento de Processos de Negócio é uma disciplina gerencial. Jovem, quando falamos em disciplina, significa dizer que é um conjunto de conhecimentos que trata de princípios e práticas comumente aceitas. "Gerencial" significa que se insere dentro das funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
Outra parte do conceito é que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes. Isso significa que a gestão de processos se propõe a aliar tanto os interesses da organização quanto as expectativas e necessidades dos clientes. Ou seja, a gestão de processos pretende ser o elo entre esses interesses.
Mas, como ela fará isso? Por meio do foco em processos, ponta a ponta. Esse trecho refere-se à forma de dividir o trabalho dentro da organização, que será por meio de processos que percorram toda a organização, ponta a ponta. Mitiga-se dessa forma a rígida supervisão hierárquica que está presente nas organizações por funções, substituindo-a por uma visão mais dinâmica e integrada do trabalho.
No trecho "BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias", temos o campo de atuação que é amplíssimo, posto que a gestão de processos envolve toda a estrutura organizacional e seus respectivos elementos.
Por fim, o trecho "analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de proc... Ler mais