Administração Geral EmÁudio: Áreas de Conhecimento da Gestão de Processos
Opa, Jovem! Estamos de volta. Já de largada, vamos falar das características das áreas de conhecimento da gestão de processos. Vejamos a seguir as diferentes áreas.
Na perspectiva organizacional, temos duas áreas do conhecimento: gerenciamento corporativo de processos e organização do gerenciamento de processos. Suas características são: gerenciamento corporativo de processos e organização do gerenciamento de processos.
Calma, não precisa se desesperar. Vamos conversar sobre cada uma dessas características, vem comigo.
Jovem, o gerenciamento corporativo de processos se preocupa com a maximização dos resultados dos processos, com o alinhamento das estratégias de negócio com o foco do cliente e demais partes interessadas.
A organização do gerenciamento de processos se preocupa com a definição de papéis, responsabilidades e estrutura organizacional necessárias para prover suporte a organizações orientadas para processos. Ela discute temas como as características de uma organização voltada para processos, governança de processos e escritório de processos.
Na perspectiva de processo, temos sete áreas do conhecimento: Gerenciamento de Processos de Negócios, Modelagem de Processos, Análise de Processos, Desenho de processos, Gerenciamento de Desempenho de Processos, Gerenciamento da Transformação de Processos e tecnologia de BPM.
Suas características são Gerenciamento de processos de negócios, modelagem de processos, análise de processos, desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, gerenciamento da transformação de processos e tecnologia de BPM.
Vamos por partes:
- Gerenciamento de processos de negócios representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.
- A modelagem de processos é o conjunto de atividades envolvidas na criação de representações do processo existente ou propostos. O propósito da modelagem é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seus fundamentos.
- Já a análise de processos permite uma compre... Ler mais