Áudio aula | 08 - Mapeamento de Processos | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio: Mapeamento de Processos

Olá, tudo bem? Estamos de volta. Vamos aprender mais e mais para gabaritar essa prova, meu amigo.

Nessa aula, vamos falar de mapeamento de processos. Mapear processos é o processo de construir um mapa detalhando um passo a passo de um processo. Imagine uma receita de um bolo, por exemplo, ela detalha os ingredientes, insumos, os procedimentos que você deve fazer para atingir determinado objetivo.

A ideia de mapear processo é exatamente essa: construir uma espécie de receita, um passo a passo detalhado dos fluxos de entrada e saídas do processo, e estabelecendo também os relacionamentos com outros processos.

O mapeamento de processos é realizado tanto no sentido top da de cima para baixo, de uma visão macro para uma visão específica, quanto no sentido de baixo para cima para o abrangente. O ideal é que a análise seja feita com o maior número de fatos e informações disponíveis para que a representação do fluxo de trabalho seja correta e precisa.

Para mapear o processo, são utilizadas diversas técnicas, sendo a mais básica e importante a observação e descrição das atividades. O responsável pelo mapeamento deve observar como as coisas estão acontecendo dentro da organização, ou seja, deve atentar para como ocorre o fluxo do trabalho de verdade e não como deveria ser.

Após essa etapa, é feita a consolidação desses fluxos de trabalho em um gráfico denominado de fluxograma. O fluxograma é um gráfico que retrata o fluxo das atividades de determinado processo. Um ponto importante é que o fluxograma deve ser objetivo e de fácil entendimento para que os indivíduos da organização possam utilizá-lo efetivamente.

Existem vários tipos de fluxograma, sendo possível ilustrar diferentes níveis de detalhamento. É possível para determinado objetivo, a simples indicação da relação entre os macro processos seja suficiente. Em outros casos, pode ser necessário um detalhamento em nível de tarefa. Em resumo, o nível de detalhe do fluxograma depende do objetivo.

São adotados diversos símbolos na construção de um fluxograma. Ainda não podemos afirmar que existe uma padronização total dos fluxogramas, pois, dependendo do tipo de fluxograma, são utilizados símbolos diferentes. Atualmente, o BPMN (Business Process Model and Notation) é a principal linguagem para representação e diagramação dos processos de negócio.

No BPMN, temos bas... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Gestão de Processos - 08 - Mapeamento de Processos: SAIBA MAIS