Administração Geral EmÁudio: Resumo em Áudio sobre Gestão de Processo - Parte Um
Fala, meu povo! Bem-vindo ao nosso queridinho da galera, o resumão em áudio. Agora que nós finalizamos o conteúdo, chegou a hora de dar uma passada naquilo que a gente viu. Vem comigo.
Começando pelo conceito de processo do CBOK, o processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados. Os processos, de um modo geral, podem ser estruturados dentro de um modelo composto por insumos, processamento e produtos ou saídas. Vejamos as características de cada um desses elementos.
Insumos: É a matéria-prima, aquilo que será processado;
Processamento: São as máquinas, equipamentos e técnicas que transformam os insumos em produtos, ou seja, as saídas;
Produtos/Saídas: O resultado pretendido, o insumo acrescido de valor agregado.
Os processos podem ser classificados a partir da sua capacidade de entregar valor para o cliente. Seguindo essa classificação, temos três tipos de processo:
1. Processos Primários: Entregam valor ao cliente;
2. Processos Secundários: Proporcionam o apoio necessário para que os processos primários sejam bem executados;
3. Processos de Gestão: Medem, monitoram e controlam as atividades de negócios.
Existem diversos níveis de agrupamento das tarefas e atividades que podem ser feitos, dependendo da necessidade. Temos, no nível mais abrangente, os macroprocessos e, no nível mais detalhado, as tarefas. Vejamos as principais características de cada um desses níveis:
Macroprocessos: É a visão mais geral, geralmente envolvendo mais de uma função e processo da empresa;
Processos: É o conjunto racionalmente sequenciado de atividades inter-relacionadas;
Subprocessos: É a decomposição de um processo por afinidade, objetivo ou resultado, demonstrando os fluxos de atividade e tarefas necessárias para realizar cada um dos processos;
Atividades: É o conjunto de tarefas a serem realizadas por uma unidade ou um indivíduo com o objetivo de produzir um resultado particular. Podem ser classificadas em principais, secundárias e transversais.
Por fim, a tarefa é o maior nível de detalhamento, parte específica de uma atividade. Tranquilidade até aqui? Vamos seguir sem enrolação.
Gerenciamento de Processos de Negócio é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com as expectativas e necessidades dos clientes por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar, desempenhar, transformar e estabelecer a governaça de processos.
Gestão de processos contrapõe-se, em grande parte, aos pressupostos das organizações por funções, principalmente quanto à excessi... Ler mais