Administração Geral EmÁudio: Meios de Comunicação
Fala jovem, beleza? Voltei neste EmÁudio, falaremos dos meios de comunicação. Aperta o play.
Existem muitos canais de comunicação que podem ser utilizados pelos gestores. É importante que o gestor consiga selecionar o canal mais apropriado ao tipo de mensagem a ser transmitida. Basicamente, temos como regra geral. Quanto mais ambígua e complicada é a mensagem, mais o remetente deve contar com um meio de comunicação rico.
Um canal de comunicação rico é aquele capaz de transmitir múltiplos sinais de informações. Uma conversa ao telefone, por exemplo, é um canal de comunicação mais rico que um e-mail. Concorda comigo? Em uma ligação, o destinatário pode esclarecer alguns pontos sobre o conteúdo da mensagem. Existe a entonação do emissor e mais uma série de novas informações que podem ser coletadas diretamente.
Seguindo essa ideia, Robins propõe o seguinte ranking de meios de comunicação, levando em consideração o nível de riqueza do canal. Primeiro, conversa cara a cara. Segundo, está o telefone. Em terceiro, está o e-mail, logo em seguida. Em quarto lugar, vêm os memorandos e as cartas. Em último lugar, os panfletos, boletins e os relatórios gerais.
Os diferentes meios de informação baseiam-se em três formas básicas de comunicação: comunicação ora... Ler mais