Administração Geral EmÁudio: Resumo em Áudio sobre Comunicação - Parte 2
Fala jovem, bem-vindo de volta. Hora de revisar as barreiras de comunicação. As barreiras de comunicação são distorções que dificultam o processo de comunicação, isto é, dificultam que a figura mental percebida pelo receptor seja a mesma daquela escrita pelo emissor. Basicamente, temos três fontes de ruídos: pessoais, físicas e semânticas.
As pessoais decorrem de percepções, preconceitos, cultura, emoção e valores individuais. Já as físicas são interferências do ambiente: excesso de luz, movimento de pessoas, excesso de barulho, eco. As semânticas decorrem de tipos de vocabulário e linguagem, gestos e sinais que podem assumir diferentes significados a depender do contexto.
Quer exemplos de barreiras de comunicação? Eu te dou: ideias pré-concebidas, interpretações pessoais, dificuldade com o código, pressa, ansiedade ou urgência, desatenção ou negligência, motivação, emoção ou conflitos. Deu para entender, jovem? Esses exemplos são bem intuitivos, mas existem algumas barreiras de comunicação que merecem nossa atenção.
A filtragem é uma delas. Meu povo, a filtragem é uma espécie de manipulação da informação realizada pelo emissor no sentido de filtrar as informações que passa para o receptor. A ideia do emissor ao fazer essa manipulação da informação é construir uma boa imagem perante o rec... Ler mais