Administração Geral EmÁudio: Continuação
Olá, estamos de volta! Já quero falar uma coisinha para você.
O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração de 49 processos. Esses agrupados em cinco grupos de processo. Está preparado para saber quais são esses grupos? Vamos lá.
Os cinco grupos de processo são, em ordem: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e o encerramento. Esses processos detalham como operacionalizar, na prática, o gerenciamento de projetos. O PMBOK representa e detalha cada um desses processos expondo o objetivo, as entradas e saídas do processo. Para executar um processo, eu vou considerar as entradas e, utilizando as ferramentas e técnicas descritas, vou gerar algumas saídas. As saídas de um processo, em geral, tornam-se uma entrada de outro processo ou uma entrega do projeto ou da fase do projeto.
Mas o que seria a entrega, jovem? De acordo com a sexta edição do PMbok, entrega nada mais é do que qualquer produto, resultado ou capacidade singular e verificável para realizar um serviço cuja execução é exigida para concluir um projeto, uma fase ou um processo. As entregas, que são inspecionadas e comparadas com os critérios de aceitação definidos na especificação do escopo do projeto. Simplificando, entrega é aquilo que você tem que entregar com o projeto. É isso! Pode ser um produto, um serviço, uma implantação de um programa, etc.
Em projetos mais complexos e maiores, eu posso ter várias entregas e fragmentá-las em diversas fases. Um exemplo, para concretizar melhor o conceito, a construção de um condomínio Hi Five. Imagine a construção de um condomínio de apartamentos com cinco torres. É um projeto? Sim. É um esforço temporário com resultado específico. Só que é um projeto gigantesco e, para gerenciá-lo melhor, posso fragmentá-lo em fases e definir como entrega de cada uma das fases a conclusão de uma torre, por exemplo. Até março de 2020, a entrega das torres um e dois. Até dezembro de 2021, conclusão das torres três e quatro. Término do projeto até junho de 2022.
Além de agrupar os processos, o PMBOK propõe dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. O objetivo das áreas do conhecimento é identificar os requisitos de conhecimento necessários para que um profissional conduza adequadamente os processos de gerenciamento de projetos. Vou te contar quais são essas áreas:
Gerenciamento da integração do projeto;
Gerenciamento ... Ler mais