Administração Geral EmÁudio: Partes Interessadas
E aí, meu povo! Voltei. Vamos começar a falar das partes interessadas nos projetos. É interessante que conheça um pouco sobre as partes interessadas, ou seja, as pessoas, grupos ou organizações que interferem no gerenciamento de projetos.
Inicialmente, vamos ver o conceit de acordo com a quinta edição do PMBOK. As partes interessadas incluem todos os membros da equipe do projeto, assim como todas as entidades interessadas dentro ou fora da organização. A equipe do projeto identifica as partes interessadas, internas e externas, positivas e negativas e as partes executoras e orientadoras, a fim de determinar os requisitos do projeto e as expectativas de todas as partes envolvidas. O gerente de projetos precisa gerenciar a influência de todas essas partes interessadas em relação aos requisitos do projeto, a fim de garantir um resultado bem-sucedido.
Bom meu amigo, desse conceito você deve ter percebido que cada parte interessada quer influenciar nos rumos e entregas do projeto. E cabe ao gerente de projetos ser o grande articulador desses interesses. Para a sua prova, é importante conhecer os conceitos de algumas dessas partes interessadas. Vejamos:
- Gerentes funcionais são pessoas-chave que desempenham uma função gerencial dentro de uma área administrativa. Por exemplo, recursos humanos, finanças, contabilidade, entre outros;
- Clientes são pessoas ou organizações que aprovarão e gerenciarão o produto, serviço ou resultado do projeto;
- Usuários são pessoas ou organizações que utilizarão o produto, serviço ou resultado do projeto;
- Vendedores são empresas externas que assinam um contrato para fornecimento de componentes ou serviços necessários ao projeto;
- Parceiros de negócios são organizações externas que têm uma relação especial com a empresa, às vezes obtida através de um processo de certificação;
- Grupos organizacionais são partes interessadas internas, afetadas pelas atividades da equipe do projeto;
- Patrocinador é a pessoa ou grupo que forne... Ler mais