Administração Geral EmÁudio: Processo de desenvolver o plano de gerenciamento do Projeto - Parte 1
Fala jovem! Hora de falar sobre o próximo processo: desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Esse processo está localizado na organização e preparação na parte de processos de planejamento.
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto é o processo de definição, preparação e coordenação de todos os componentes do plano e a consolidação em um plano de gerenciamento integrado do projeto. O principal benefício deste processo é a produção de um documento abrangente que define a base de todo o trabalho do projeto e como o trabalho será realizado. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos pré-definidos no projeto.
No desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto temos as entradas, ferramentas e técnicas e, por fim, as saídas. Vejamos quais são elas.
As entradas são o termo de abertura do projeto, saídas de outros processos, fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais. As ferramentas e técnicas são as opiniões especializadas, a coleta de dados, feita por Brainstorm, listas de verificação, grupos de discussão, entrevistas, habilidades interpessoais e de equipe, como: gerenciamento de conflitos, facilitação e gerenciamento de reuniões. E, por fim, as reuniões. Como saída, é esperado o plano de gerenciamento do projeto.
Dito isso, o plano de gerenciamento do projeto é o "pai" de todos os planos. Ele é composto por dez planos específicos, sendo um para cada uma daquelas dez áreas de conhecimento de gestão de projetos, com uma ligeira adaptação. Vejamos:
- Plano de Gerenciamento do Escopo;
- Plano de Gerenciamento dos Requisitos;
- Plano de Gerenciamento do Cronograma;
- Plano de Gerenciamento dos Custos;
- Plano de Gerenciamento da Qualidade;
- Plano de Gerenciamento dos Recursos;
- Plano de Gerenciamento das Comunicações;
- Plano de Gerenciamento dos Riscos;
- Plano de Gerenciamento das Aquisições;
- Plano de Engajamento das Partes Interessadas.
Esse Plano "Pai" acaba servindo de entrada para todos os outros processos de planejamento. Outro processo a ser estudado é criar a Estrutura Analítica do Projeto. Ele está localizado na organização e preparação na parte de processos de planejamento. A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto.
A Estrutura Analítica do Projeto organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. O processo de criação da Estrutura Analítica do Projeto é um dos do grupo de planejamento e consiste em decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é que ele fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue. Na criaçã... Ler mais