Áudio aula | 13 - Processo de Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto – Parte 2 | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio: Processo de Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Parte 2

Olá meu amigo e minha amiga! Bem-vindos de volta! Vamos começar esse áudio falando do processo de desenvolver o cronograma. Esse processo está localizado na Organização e Preparação, na parte de Processos de Planejamento. Desenvolver o cronograma é o processo de analisar sequências de atividades, durações, requisitos de recursos e restrições de cronograma para criar um modelo de cronograma para execução, monitoramento e controle do projeto.

No desenvolvimento do cronograma temos as entradas, ferramentas e técnicas e, por fim, as saídas. Vejamos quais são elas.

As entradas são o plano de gerenciamento do projeto, que é o plano de gerenciamento do cronograma. E a linha de base do escopo são os documentos do projeto, que são os atributos das atividades, a lista de atividades, o registro de premissas, as bases das estimativas, as estimativas de duração, o registro das lições aprendidas, a lista de marcos, o diagrama de rede do cronograma do projeto, as designações da equipe do projeto, os calendários dos recursos, os requisitos de recursos, o registro dos riscos e são os acordos, são os fatores ambientais da empresa e são os ativos de processos organizacionais.

As ferramentas e técnicas são a análise de rede do cronograma, o método do caminho crítico, a otimização de recursos, a análise de dados como análise de cenário IC e a estimulação, as antecipações e esperas, a compressão do cronograma, o sistema de informações de gerenciamento de projetos, o planejamento ágil de grandes entregas.

Como saída é esperada a linha de base do cronograma, o cronograma do projeto, os dados do cronograma, os calendários do projeto, as solicitações de mudança, as atualizações do plano de gerenciamento do projeto, como o plano de gerenciamento do cronograma e a linha de base dos custos, as atualizações de documentos do projeto, como os atributos das atividades, o registro de premissas, as estimativas de duração, o registro das lições aprendidas, os requisitos de recursos e o registro dos riscos.

Desse processo, o que precisamos aprender é uma das ferramentas e técnicas, método do caminho crítico, em inglês, critical path method, de onde saiu a sigla CPM. Esse método é usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade de um cronograma. O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do mesmo. O caminho mais longo tem a menor folga total, geralmente zero.

Mas, professor, o que seria essa folga? Eu explico para você. Folga é a quantidade de tempo que uma atividade pode ser atrasada ou estendida a partir da sua data de início, mais cedo, sem atrasar a data de término do projeto. Deixa eu te dar um exemplo para você entender melhor. A atividade A tem folga de dois dias e data de início prevista para o dia 1º de dezembro de 2018. Caso ocorra um atraso e a atividade se inicie até o dia 3 de dezembro de 2018, não ocorrerá nenhum atraso da data de entrega, pois essa atividade tinha folga suficiente para compensar esse atraso.

Identificar o caminho mais longo, crítico de um projeto, é relevante porque um atraso em qualquer uma das atividades desse caminho implicará, na maior parte das vezes, em um atraso de todo o projeto. Se liga nessas definições que foram dadas a esse método pelas bancas organizadoras.

Prova da FCC - TRT 19º de 2014 - disse que Critical Path Method, CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, ... Ler mais

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