Controle Externo EmÁudio: Conceito de Controle
Controle é a fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos e sistemas, para que tais atividades não se desviem dos padrões e das normas pré-estabelecidas e para que alcancem os resultados desejados. Controle é uma das funções administrativas clássicas: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e controlar.
De acordo com a teoria da administração, um sistema de controle eficaz garante que as atividades sejam realizadas de maneira satisfatória na direção dos objetivos da empresa. Além do mais, nas grandes corporações modernas que possuem muitos acionistas, os verdadeiros donos geralmente estão afastados da administração do negócio. Diretores executivos são contratados para administrar a empresa com o compromisso de dirigi-la para satisfazer os interesses dos proprietários do capital.
Nesse contexto, uma estrutura de controle possui a finalidade de assegurar que a administração da companhia esteja seguindo as diretrizes estabelecidas pelos proprietários, além de coibir atitudes oportunistas dos executivos que satisfaçam seus próprios interesses em detrimento da organização.
De forma semelhante, os recursos financeiros e patrimoniais utilizados pelo Estado não pertencem ao presidente da República nem aos governadores, prefeitos, deputados e demais agentes públicos, mas sim ao povo, que recolhe tributos. Com esses recursos, para que o Estado disponibilize serviços à sociedade, adquirindo materiais para o funcionamento das repartições, firmando contratos, realizando obras, remunerando seus servidores, dentre outras atividades.
Mas é virtualmente impossível que o povo, por si só, consiga administrar os recursos que disponibiliza ao Estado. Por isso, essa tarefa é delegada a intermediários legalmente habilitados - os gestores públicos, que têm o dever de administrar os recursos em nome e em favor do povo, obedecendo às normas aplicáveis.
Paralelamente, de forma semelhante ao que ocorre n... Ler mais