Auditoria EmÁudio: Capítulo 02 - Normas Relativas ao Tribunal
Fala, jovem! Beleza? Bora aprender mais um pouquinho? Bora falar das normas relativas ao Tribunal. Preste atenção!
O Tribunal e as unidades técnicas de sua secretaria têm a responsabilidade de assegurar que as normas de auditoria do TCU sejam observadas em todas as fases de todos os trabalhos de auditoria realizados no seu âmbito. E ainda que, a independência, a objetividade e a imparcialidade sejam mantidas em todas as fases dos trabalhos.
O trabalho seja realizado por pessoal profissionalmente competente, que coletivamente tem a qualificação e os conhecimentos necessários. O julgamento profissional deve ser utilizado ao se planejar e realizar o trabalho e ao apresentar os seus resultados.
E que a busca da qualidade como elemento essencial para obter e manter credibilidade, confiança e respeito público dos trabalhos de externo realizados pelo tribunal permeie todo o processo de realização das ações de controle, começando pela elaboração de manuais, padrões, orientações e procedimentos com vistas à obtenção da qualidade, passando pela supervisão direta e concomitante e finalizando com a revisão interna, independente dos trabalhos realizados, inclusive por unidade especializada.
Tranquilidade total até aqui? Beleza. Vamos em frente. Jovem, quero saber de você. Você saberia me dizer quais as normas relativas à pessoa do auditor? Eu te ajudo. Atividade de controle é de caráter multidisciplinar e realizada em equipe, devendo o espírito de cooperação prevalecer sobre posicionamentos pessoais.
Os auditores envidarão todos os esforços para que seu talento e profissionalismo contribuam de modo efetivo para a consecução da missão institucional do Tribunal, observando individualmente e em equipe os princípios e regras estabelecidos nestas normas. Se liga no que estabelecem as normas gerais relativas à pessoa do auditor: cautela, zelo e julgamento profissional.
Os auditores devem ter cuidados e habilidades esperados de um profissional prudente e competente, devendo usar julgamento profissional no planejamento, na execução e comunicação dos resultados de auditoria, agindo com atenção, habilidade e observância das normas profissionais, de modo a reduzir ao mínimo a possibilidade de erros.
Competência e desenvolvimento profissional. A equipe designada para realizar uma auditoria específica deve ter, em conjunto, técnico capacidade e experiências suficientes para conduzir adequadamente o trabalho e formular conclusões e propostas de encaminhamento pertinent... Ler mais