Auditoria EmÁudio: Capítulo 03 - Normas Relativas ao Planejamento e Execução - Parte Três
Fala, galera! Voltei! Chegou a hora de batermos um papo sobre o escopo da auditoria. Aperta o play.
O escopo da auditoria deve ser estabelecido de modo suficiente para satisfazer os objetivos do trabalho. Envolve a definição das questões de auditoria, a profundidade e o detalhamento dos procedimentos, a delimitação do universo auditável, a configuração da amostra e a oportunidade dos exames.
Durante a execução, os auditores podem se deparar com fatos que fogem ao escopo ou ao objetivo estabelecido para o trabalho ou que sejam incompatíveis com a natureza da ação de controle, mas que, dada a sua importância, mereçam a atenção da equipe. São possíveis 3 situações. Preste atenção!
Situação 1: Nas situações em que os fatos se relacionem de forma clara e lógica com o objetivo e as questões de auditoria. O planejamento é passível de mudanças durante a realização dos trabalhos pela própria equipe de auditoria, as quais deverão ser submetidas ao supervisor para aprovação.
Situação 2: Nas situações em que, mesmo relacionados ao objetivo da auditoria, os fatos fogem ao escopo estabelecido, a equipe em conjunto com o supervisor e o titular da unidade técnica coordenadora deve avaliar a oportunidade e a conveniência de realizar exames para desenvolver achados no trabalho em curso.
Levando em conta que não haja desvirtuamento da auditoria inicial e... Ler mais