Auditoria EmÁudio: Capítulo 04 - Normas Relativas à Comunicação de Resultados - Parte 02
E aí, jovem, beleza? Bem-vinda de volta! Vamos continuar os nossos estudos? Sorrisão no rosto e som na caixa!
Quero começar esse nosso em áudio falando dos objetivos da auditoria, escopo, metodologia e suas limitações. Os auditores devem incluir no relatório o objetivo da auditoria, o escopo, a metodologia utilizada e as limitações, estas, se tiverem ocorrido ou uma declaração de que nenhuma restrição significativa foi imposta aos exames.
O objetivo deve ser expresso por meio de uma declaração precisa do que a auditoria se propôs a realizar, demonstrando a questão fundamental que deveria ser esclarecida.
O escopo deve explicitar a profundidade e a amplitude do trabalho realizado para alcançar o objetivo da auditoria. As questões de auditoria que compõem o seu escopo e que foram definidas como linhas de abordagem com vistas a satisfação do objetivo também devem constar do relatório.
A metodologia que compreende os métodos empregados na coleta, tratamento e análise dos dados, deve ser exposta de forma resumidamente, relatando se os detalhes em anexo.
E as limitações impostas ao trabalho, associadas à metodologia utilizada para abordar as questões de auditoria, a confiabilidade ou a dificuldade na obtenção de dados, assim como as limitações relacionadas ao próprio escopo do trabalho, como áreas ou aspecto não examinados em função de quaisquer restrições devem ser consignadas no relatório, indicando as razões e se isso afetou ou pode ter afetado os objetivos, os resultados e as conclusões da auditoria. Fácil né?
Além disso, jovem, os relatórios devem conter uma descrição das características do objeto de auditoria que sejam necessárias à sua compreensão, incluindo informações sobre o ambiente legal, institucional e organizacional em que ele se insere.
A visão geral do objeto, elaborada na fase de planejamento e revisada após a fase de execução, at... Ler mais