Contabilidade de Custos EmÁudio: Custos Fixos e Variáveis
Fala Pessoal, aqui estamos para o primeiro áudio do nosso segundo módulo. Está preparado para encarar esse desafio? Então embarque comigo nessa nova jornada.
Quero só falar algo para vocês. Nosso último áudio do módulo será o tradicional Resumão e desta vez teremos uma surpresa lá. Algo totalmente diferente. Então ouça todos os áudios do módulo até chegar no resumão e descobrir a surpresa.
Bom, nesse áudio abordaremos uma classificação relacionada ao volume de produção ou nível de atividade, a qual segrega os custos fixos e variáveis. Podemos começar pelos custos fixos, pode ser? A ideia aqui é bem simples.
Os custos fixos, basicamente são aqueles cujo valor total não é alterado quando há um aumento ou redução na produção, ou seja, seu valor é o mesmo, independentemente do nível de produção. Lembre-se que estamos falando de uma classificação quanto ao nível de produção.
Nesse sentido, podemos dizer que, no caso dos custos fixos, seu valor não é afetado pelo nível de produção. Sendo bem objetivo, eu poderia dizer que o fato de eu produzir uma quantidade maior de produtos na minha fábrica, por exemplo, não alterará o meu custo fixo total, pois sendo fixo, ele não varia com o nível de produção.
Você vai conseguir visualizar bem isso se pensar no aluguel que pagamos pelo local em que a fábrica se encontra. Tal aluguel, por ser um custo fixo, não vai oscilar conforme a minha produção. Ou seja, o valor total de aluguel que terei que pagar no fim do mês permanecerá inalterado, mesmo que haja um aumento ou uma redução na produção.
Professor, quer dizer então, que no caso dos custos fixos, o valor jamais será alterado? Não, não, não, não. Eu definitivamente não afirmei isso. Pode sim haver uma variação desse custo entre períodos diferentes, mas essa variação não será devida às oscilações na produção, entende?
Um exemplo disso pode ser o próprio contrato de aluguel, que é reajustado anualmente ... Ler mais