Economia EmÁudio: Introdução
Fala galera, e aí tudo certo?
Vamos com essa garra, hein!
Vamos continuar estudando as estruturas de mercado, tá legal?
Desta vez, estudaremos o extremo oposto da concorrência perfeita, o monopólio.
Bora então?
Aperta esse play aí.
Você já meio que percebeu que eu sempre gostei de investir, né, é o meu forte, e para investir é necessário o quê? Poupar.
Tive a felicidade de aprender isso desde cedo, gente, quando ganhava mesada de 10 reais por mês, acredita? Pois é, assim como a alimentação, não é o que você passa a comer, é o que você deixa de comer, que realmente importa para a sua saúde. A poupança. tem mais a ver não com quanto você ganha, mas sim, pessoal, com quanto você gasta ou deixa de gastar. Oh, se tiver dúvidas, é só verificar quantas dessas celebridades de reality shows ganham prêmios mega milionários, mas pouco tempo depois perdem tudo e voltam à condição financeira anterior.
Não tem a ver com quanto você ganha, mas sim com quanto gasta. De forma geral, pessoal. eu gasto muito menos do que poderia, prefiro assim. Não tenho grandes aspirações materiais e acho que pessoas muito consumistas procuram resolver suas próprias inseguranças emocionais por meio do consumo, é o que eu penso.
Eu acredito no seguinte, que quando você é seguro de si, não precisa provar nada para ninguém, nem discutindo nas redes sociais, tentando convencer os outros das suas opiniões e muito menos comprando alguma coisa para ostentar, né gente. Mas é verdade que de vez em quando, algumas extravagâncias acontecem, acho que a principal foi o anel de noivado que dei a minha namorada e hoje a esposa, gastei uma boa grana naquela bagaça, tá, o anel é lindo, espetacular, preciso dizer, literalmente uma joia rara e fez sucesso, não só com a minha esposa, mas também com a família e as amigas dela, valeu a pena, né.
Bom, sabemos que os diamantes são muito caros e tem sido um símbolo de luxo, valiosos não só por sua aparência, mas também por sua raridade, e a explicação mais usual é que diamantes são caros justamente porque são raros, do ponto de vista econômico, seria fácil explicar.
Como diamantes são raros, a oferta deles é baixa, oferta baixa causa maiores preços e quantidades ofertadas menores. Mas e se eu dissesse que isso não é verdade.... Ler mais