Economia em Áudio: Como Ser um Monopolista?
Fala galera,
Voltei e já começo esse em áudio com a pergunta que não quer calar: Quero ser um monopolista. Como faço aí?
Bom,
Como dá para perceber, o monopolista atua de forma muito diferente de uma empresa em um mercado competitivo. Isso acontece porque, por ser o único ofertante, o monopolista possui poder de mercado, ou seja, ele tem a capacidade de influenciar o preço de um produto.
As características de um monopolista é que concedem a ele poder de mercado antes da gente a estudar, porque os monopólios existem.
Vamos dar uma olhada novamente nas características principais da concorrência perfeita e do monopólio na concorrência perfeita. Nós temos um número infinito tanto de ofertantes quanto de demandantes. O produto é homogêneo, eles são bem similares e, portanto, não há diferenciação de produto. Não existem barreiras à entrada e a perfeita transparência de informações entre ofertantes e demandantes.
Eu lembro que o exemplo mais próximo que temos é o mercado de commodities, lembra? Produtos que funcionam como matéria-prima, como café, soja, etc.
Agora galera, já no monopólio não há competição nenhuma, só temos um único ofertante, um só p... Ler mais
Fala galera,
Voltei e já começo esse em áudio com a pergunta que não quer calar: Quero ser um monopolista. Como faço aí?
Bom,
Como dá para perceber, o monopolista atua de forma muito diferente de uma empresa em um mercado competitivo. Isso acontece porque, por ser o único ofertante, o monopolista possui poder de mercado, ou seja, ele tem a capacidade de influenciar o preço de um produto.
As características de um monopolista é que concedem a ele poder de mercado antes da gente a estudar, porque os monopólios existem.
Vamos dar uma olhada novamente nas características principais da concorrência perfeita e do monopólio na concorrência perfeita. Nós temos um número infinito tanto de ofertantes quanto de demandantes. O produto é homogêneo, eles são bem similares e, portanto, não há diferenciação de produto. Não existem barreiras à entrada e a perfeita transparência de informações entre ofertantes e demandantes.
Eu lembro que o exemplo mais próximo que temos é o mercado de commodities, lembra? Produtos que funcionam como matéria-prima, como café, soja, etc.
Agora galera, já no monopólio não há competição nenhuma, só temos um único ofertante, um só p... Ler mais