Economia EmÁudio: Ponto de Fechamento do Monopolista
E aí, pessoal, voltei!
Bora aprender mais um pouquinho?
Hora de falarmos, sabe sobre o quê?
Ponto de fechamento do monopolista. É, vamos aprender.
Aperta o play aí!
Gente, na concorrência perfeita, a firma só deve encerrar suas atividades, caso o preço praticado no mercado seja menor que o custo variável médio. Neste caso, a receita total da firma não cobre nem os custos variáveis, de forma que ela deve fechar suas portas.
Para o monopólio, isso também é verdade, no longo prazo, turma, só temos custos variáveis, portanto, o custo variável médio é igual ao custo médio. Se no longo prazo o preço for menor que o custo variável médio, a firma estará na situação na qual o preço é menor que o custo médio e, portanto, terá prejuízos.
Oh, se no longo prazo o preço for menor que o custo variável médio, é melhor o monopolista encerrar suas atividades, pois obterá prejuízo econômico, ok? Portanto, o monopolista pode ter preço menor que o custo médio e continuar operando desde que esteja no curto prazo. No longo prazo, porém, se o preço for menor que o custo médio, o monopolista deve fechar as portas.
Aqui, não se esqueça de um detalhe, tá. No longo prazo, só temos custos variáveis, isto é, custo variável médio é igual ao custo médio. Deu para entender?
Bora pra frente, vamos lá!
Nós estudamos durante o curso, a elasticidade/preço da demanda, a EPD, lembra?
Elasticidade significa sensibilidade e, em economia, esse conceito nos ajuda a descobrir a sensibilidade de uma variável em relação à outra. Aí, pessoal, no caso da EPD, a sensibilidade da quantidade demandada em relação ... Ler mais