Economia EmÁudio: Eficiência alocativa e a ineficiência do monopólio - Eficiência no sentido de Pareto
E aí, bem-vindo de volta!
Bora aprender sobre a eficiência alocativa e a ineficiência do monopólio.
Aperta o play aí que eu te explico!
Bom, vamos entrar agora numa outra seara, gente, a seara da eficiência econômica, para comparar o mercado de concorrência perfeita com o de monopólio, no que toca a eficiência econômica. Daí vamos começar com a concorrência perfeita.
Antes disso, porém, vamos entender o que é eficiência econômica, beleza?
Vamos lá!
Quero falar um pouco contigo sobre a eficiência no sentido de Pareto.
Vilfredo Pareto foi um economista italiano que desenvolveu estudos sobre a eficiência econômica, em homenagem aos seus estudos o estado de eficiência econômica recebeu o nome de eficiência no sentido de Pareto.
Indo direto ao ponto, turma, uma situação será eficiente, no sentido de Pareto, quando não for possível melhorar a situação de nenhum agente sem piorar a de outro. Ou seja, se houver um outro caso onde pelo menos um agente possa estar em melhor situação, não estamos sendo eficientes. Resumindo, gente, se pode melhorar, não é eficiente. Agora, se chegarmos a um caso no qual não é possível melhorar, aí estamos em uma situação eficiente no sentido de Pareto.
Minha irmã costumava falar que, se melhorar piora, você já deve ter ouvido isso. Ou seja, se estivermos em algum caso em que mudamos alguma coisa e a situação piora, aí, meu amigo, a situação anterior será Pareto eficiente.
Eu gosto muito de comida alemã, mas minha esp... Ler mais