Economia em Áudio: Eficiência Locativa e a Ineficiência do Monopólio
E aí Pessoal, beleza? Voltei, hein? Agora é hora de batermos um papo sobre os excedentes do consumidor e do produtor. Aumenta o som aí, bom, gente!
Imagine você que o seu artista internacional preferido venha fazer um show no Brasil. Tá bom? Ficou animado aí, né? Você que é fã, né? Desse artista quer ir no show dele, mas acha que o ingresso seria muito caro. Você acredita que o ingresso custará quinhentos reais? Quinhentos reais? Você não pagaria, pois é muito caro. Mas estaria disposto a pagar até quatrocentos reais para ir ao show, curioso, porém, você vai até o site de venda dos ingressos e percebe que o ingresso está sendo vendido a trezentos reais. Ou seja, você vai ver feliz o show, né? Vai tirar onda. Tanto porque você vai ver presencialmente a performance do artista quanto porque economizou uma grana, pois estava disposto a pagar quatrocentos pelo ingresso, mas só pagou trezentos.
Quando estudamos a demanda e a oferta, vimos que consumidores e produtores demandam e ofertam de acordo com o preço de equilíbrio, mas pode ser que alguns consumidores gostem tanto da mercadoria ou estejam precisando dela urgentemente que estejam dispostos a pagar um preço acima do de mercado. Seria o caso do ... Ler mais
E aí Pessoal, beleza? Voltei, hein? Agora é hora de batermos um papo sobre os excedentes do consumidor e do produtor. Aumenta o som aí, bom, gente!
Imagine você que o seu artista internacional preferido venha fazer um show no Brasil. Tá bom? Ficou animado aí, né? Você que é fã, né? Desse artista quer ir no show dele, mas acha que o ingresso seria muito caro. Você acredita que o ingresso custará quinhentos reais? Quinhentos reais? Você não pagaria, pois é muito caro. Mas estaria disposto a pagar até quatrocentos reais para ir ao show, curioso, porém, você vai até o site de venda dos ingressos e percebe que o ingresso está sendo vendido a trezentos reais. Ou seja, você vai ver feliz o show, né? Vai tirar onda. Tanto porque você vai ver presencialmente a performance do artista quanto porque economizou uma grana, pois estava disposto a pagar quatrocentos pelo ingresso, mas só pagou trezentos.
Quando estudamos a demanda e a oferta, vimos que consumidores e produtores demandam e ofertam de acordo com o preço de equilíbrio, mas pode ser que alguns consumidores gostem tanto da mercadoria ou estejam precisando dela urgentemente que estejam dispostos a pagar um preço acima do de mercado. Seria o caso do ... Ler mais