Economia EmÁudio: Eficiência alocativa e a ineficiência do monopólio - A Eficiência da Concorrência Perfeita
Olá, voltei!
Sem enrolação, bora falar da eficiência da concorrência perfeita.
Aperta o play, vem!
Então, turma, quando estudamos demanda e oferta, vimos que no equilíbrio de mercado teremos um preço (preço de equilíbrio) que igualará a quantidade demandadas e ofertadas, ou seja, no equilíbrio, preço é igual à demanda, que é igual à oferta.
Na concorrência perfeita, gente, a curva de oferta é igual à curva do custo marginal. Isto é, oferta é igual ao custo marginal.
Portanto, no equilíbrio, teremos preço igual à demanda, que é igual ao custo marginal, então, no equilíbrio, preço é igual ao custo marginal.
Indo direto ao ponto, como gostamos. O mercado em concorrência perfeita é perfeito e, por isso, já digo de cara que ele é eficiente economicamente. Essa eficiência acontece justamente porque em mercados competitivos o preço é igual ao custo marginal, o preço é o que o consumidor paga, tá. Já o custo marginal é o custo que a empresa tem para aumentar sua produção em uma unidade, entendeu?
Como o preço que o consumidor paga é justamente o que a empresa gasta para aumentar sua produção, estamos em uma situação eficiente economicamente, pois não é possível melhorar a situação de um deles, sem piorar a do outro. Quer dizer, preço igual ao custo marginal é eficiente economicamente.
Vamos fazer o seguinte, vamos a um exemplo numérico, onde preço é igual ao custo marginal, que é igual a 8. Portanto, quando o preço é igual ao custo marginal, o consumidor paga 8 e a empresa recebe 8.
Deu pra entender isso?
Agora vamos fazer com que o P de preço seja menor que o custo marginal. ... Ler mais