Economia EmÁudio: Ineficiência do monopólio
Opa, tudo certo?
Preparado para mais conhecimento?
Então, som nessa caixa aí!
Hora de falarmos da ineficiência do monopólio, vem comigo.
Bom, já aprendemos que a concorrência perfeita é eficiente economicamente, pois preço é igual ao custo marginal, o que faz com que seja impossível melhorar a situação de um sem piorar a do outro. A consequência disso, gente, é que o excedente total, do produtor mais do consumidor, é maximizado.
No monopólio, já deu para sacar que temos ineficiência, né? Isto porque no monopólio o preço é maior que o custo marginal. Ou seja, o consumidor está em situação pior, pois paga mais, né, e a firma está em situação melhor, pois recebe mais do que o seu custo marginal.
Mas vamos construir um outro raciocínio agora.
Já sabemos que na concorrência perfeita o equilíbrio do mercado ocorre quando as curvas de oferta e de demanda se cruzam, a oferta é a curva de custo marginal. Ok.
Agora, vamos imaginar que o Cecil Rhodes comprasse todas as empresas desse mercado e formasse um monopólio. O equilíbrio ocorrerá quando a receita marginal for igual ao custo marginal, mas como estamos em um monopólio, a curva de receita marginal ficará à esquerda e abaixo da curva de demanda do mercado.
Neste novo equilíbrio, pessoal, podemos visualizar porque o preço maior que o custo marginal causa ineficiência econômica. O m... Ler mais