Economia EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Monopólio - Parte 1
E aí, galera, gente boa!
Bem-vindos ao nosso resumão EmÁudio sobre monopólio.
Agora nós revisaremos apenas os pontos mais importantes, beleza?
Vem comigo!
Bom, o nosso super resumão começa assim: como já conversamos ao longo desse módulo, gente, o monopolista atua de forma muito diferente de uma empresa em um mercado competitivo, né. Isso acontece porque?
Por ser o único ofertante, o monopolista possui poder de mercado, ou seja, ele tem a capacidade de influenciar o preço de um produto.
Bora dar uma revisada nas características principais da concorrência perfeita e do monopólio.
Pessoal, na concorrência perfeita, nós temos um número infinito, tanto de ofertantes quanto de demandantes. O produto é homogêneo, eles são bem similares e, portanto, não há diferenciação de produto. Não existem barreiras à entrada e a perfeita transparência de informações entre ofertantes e demandantes. O exemplo mais próximo que temos é o mercado de commodities, produtos que funcionam como matéria-prima, como café, soja e por aí vai.
Já no monopólio, não há competição nenhuma, turma, só temos um único ofertante (mono, um só) para inúmeros consumidores. O produto é único, não possui substitutos, e por isso é 100% diferenciado, com existência de barreiras à entrada para novos ofertantes. Não há transparência de informações entre ofertantes e demandantes.
Perceba que o mercado competitivo é muito diferente do mercado de monopólio. No mercado de concorrência p... Ler mais